SóProvas


ID
2234272
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em uma aula de Biologia, um aluno fez o seguinte questionamento: Como é possível saber se existe glicose na urina?

Para responder à pergunta do aluno, o professor deve conseguir um pouco do reagente de Benedict e os seguintes materiais:

I. Urina de uma pessoa normal.

II. Solução diluída (fraca) de glicose.

III. Solução concentrada (forte) de glicose.

IV. Água destilada.

Para montar um experimento seguro, capaz de responder à pergunta do aluno, será suficiente submeter ao teste de Benedict os materiais

Alternativas
Comentários
  • c) I, II e IV, apenas. 

  • Por que água destilada ?

  • Reagente de Benedict (também chamado de Solução de Benedict ou Teste de Benedict), é um reagente químico de cor azulada, desenvolvido pelo químico americano Stanley Rossiter Benedict, geralmente usado para detectar a presença de açúcares e açúcares redutores, nos quais se incluem glicosegalactoselactosemaltose e manose. O Reagente de Benedict consiste, basicamente, de uma solução de sulfato cúprico em meio alcalino (com muitos íons OH); e pode ser preparado através do carbonato de sódiocitrato de sódio e sulfato cúprico. O reagente de Benedict é usado geralmente no lugar da solução de Fehling para detectar excesso de açúcar na urina e dectar uma possível diabete. O teste pode ser feito num tubo de ensaio, adicionando-se 10ml do reagente de Benedict em 100ml da primeira urina da manhã (mais concentrada) e depois, com a ajuda do bico de Bunsen levando a mistura a ebulição. Após a fervura verifica-se uma alteração na cor original do reagente; uma cor esverdeada indica a presença de pouco açúcar e uma cor alaranjada indica altos índices de açúcar.