SóProvas


ID
2234383
Banca
FUNCAB
Órgão
Prefeitura de Anápolis - GO
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Considerando as disposições a respeito da notificação compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública, analise as afirmativas a seguir:


I. A notificação compulsória é obrigatória para os médicos e facultativa para os demais profissionais de saúde.

II. A comunicação de doença, agravo ou evento de notificação compulsória pode ser realizada por qualquer cidadão que deles tenha conhecimento.

III. A notificação compulsória imediata deve ser realizada em até 12 horas a partir do primeiro atendimento. 


Está correto somente o que se afirma em: 

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: Letra B.

     

     

    De acordo com a PORTARIA Nº - 204, DE 17 DE FEVEREIRO DE 2016

    Define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos de saúde pública nos serviços de saúde públicos e privados em todo o território nacional, nos termos do anexo, e dá outras providências.

     

     

    Item I- Errado

    Art. 2º Para fins de notificação compulsória de importância nacional, serão considerados os seguintes conceitos:

     

    VI - notificação compulsória: comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, descritos no anexo, podendo ser imediata ou semanal;

     

    Item II- Correto.

     

    Item III- Errado

    Art. 2º Para fins de notificação compulsória de importância nacional, serão considerados os seguintes conceitos:

     

    II - notificação compulsória imediata (NCI): notificação compulsória realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível;

  • I. Notificação compulsória: comunicação obrigatória à autoridade de saúde, realizada pelos médicos, profissionais de saúde ou responsáveis pelos estabelecimentos de saúde, públicos ou privados, sobre a ocorrência de suspeita ou confirmação de doença, agravo ou evento de saúde pública, podendo ser imediata ou semanal.

    II. Notificação compulsória imediata (NCI): notificação compulsória realizada em até 24 (vinte e quatro) horas, a partir do conhecimento da ocorrência de doença, agravo ou evento de saúde pública, pelo meio de comunicação mais rápido disponível.

    III. Evento de saúde pública (ESP): situação que pode constituir potencial ameaça à saúde pública, como a ocorrência de surto ou epidemia, doença ou agravo de causa desconhecida, alteração no padrão clínico epidemiológico das doenças conhecidas, considerando o potencial de disseminação, a magnitude, a gravidade, a severidade, a transcendência e a vulnerabilidade, bem como epizootias ou agravos decorrentes de desastres ou acidente