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ID
2234482
Banca
FGV
Órgão
SME - SP
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Com relação ao quadro geral das relações sociais características da Primeira República, assinale V para a afirmação verdadeira e F para a falsa.

( ) A organização do movimento operário em torno dos ideais anarquistas, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo, teve como efeito a aprovação de uma legislação trabalhista mínima, que garantia jornada de oito horas semanais e férias remuneradas.

( ) Os movimentos sociais como Canudos, na Bahia, e Contestado, em Santa Catarina, resultaram da combinação de conteúdo religioso e carência social, na medida em que seus líderes pregavam ideais ascéticos de vida combinados com o desprendimento de bens materiais como a posse da terra.

( ) O clientelismo representou a forma geral das relações sociopolíticas na Primeira República, tendo como exemplo a influência dos coronéis, que eram a base local de poder no âmbito dos municípios.

As afirmativas são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: E

  • F  Não houve aprovação da lei. Houve uma cogitação de um limite diário de 8 horas na jornada de trabalho e 15 dias de férias. Entretanto, foi desprezada pelos industriais.

    F Ambos tiveram um carater religioso, mas esse se difere daquele no aspecto da terra. Os camponeses do Contestado não queriam abdicar da terra, pelo contrario, foram expulsos da terra devido a construção da estrada de ferro.
    V Correto, conteúdo auto explicativo.

  • Os direitos trabalhistas só foram introduzidos na Era Vargas com base na Carta Del Lavoro, insipirada no fascismo italiano. Nada tem a ver com o período do Primeiro Reinado.

  • II é falsa, pois só Canudos resultou da combinação de conteúdo religioso e carência social. No caso do Contestado a combinação foi de contéudo religioso e reinvidicação social.

    Fonte:FAUSTO, Boris. História do Brasil. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. Fundação para o Desenvolvimento da Educação, 2000. p.295/296

  • O erro da 1 está certamente em 8 horas "semanais". Porém, fica a dica de que o governo de Artur Bernardes, apesar de repressivo e de ocorrer quase todo sob estado de sítio, viu avanços nos direitos trabalhistas, entre eles os relativos a mulheres e menores e as férias pagas. Inclusive, o feriado de 1 de maio foi instituído durante seu governo.

     

    "Em fevereiro de 1923, Bernardes promulgou um decreto do Congresso, que ficou conhecido como Lei Elói Chaves, determinando a instituição de caixas de pensões e aposentadorias — com contribuições dos empregados e, em menor proporção, das empresas — em cada uma das ferrovias existentes no país, estendendo-se a medida, em 1926, a outras espécies de empresas. Em abril de 1923, decretou a criação do Conselho Nacional do Trabalho, órgão consultivo chamado a ocupar-se de questões como a jornada de trabalho, os sistemas de remuneração, contratos coletivos e acidentes de trabalho. A Lei Elói Chaves e o Conselho Nacional do Trabalho constituíram o embrião do atual sistema de previdência social.

    Foi igualmente em seu governo que se aprovou o regulamento de assistência e proteção aos menores delinquentes e abandonados (esboço do Código de Menores que seria sancionado em 1927), e se tomaram medidas para proibir o trabalho de menores de 12 anos. Em janeiro de 1925, o Congresso — sobre o qual Bernardes tinha completo domínio — criou o posto de curador especial de acidentes do trabalho, medida que foi o primeiro passo para a prestação de assistência médica gratuita às vítimas de acidentes do trabalho. No fim do mesmo ano, Bernardes sancionou a lei que obrigava os estabelecimentos comerciais, industriais e bancários a conceder a seus empregados, anualmente, 15 dias de férias pagas."

     

    "No Brasil, o feriado começou por conta da influência de imigrantes europeus, que a partir de 1917 resolveram parar o trabalho para reivindicar direitos. Em 1924, o então presidente Artur Bernardes decretou feriado oficial."

     

    http://atlas.fgv.br/verbetes/artur-bernardes

  • ao longo da História do Brasil, são marcados tanto pela luta à terra como pela religiosidade popular