SóProvas


ID
2235385
Banca
IDECAN
Órgão
Prefeitura de Duque de Caxias - RJ
Ano
2014
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta doenças endêmicas, cujas medidas de prevenção se baseiam em controle de vetores.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA D.

    Doença de Chagas: Trypanosoma cruzi é o protozoário causador da doença (agente etiológico) e o Barbeiro é o vetor. Principais espécies de barbeiros: Triatoma infestans (Brasil é considerado livre desta espécie), Panstrongylus megistus e Triatoma brasiliensis. Outra forma de transmissão é a oral (ingestão do inseto contaminado acidentalmente - triturado no açai ou caldo de cana). Formas principais do parasito: Tripomastigota (sangue) e Amastigota (tecidos, intracelular).

    Dengue: RNA vírus da família Flaviviridae é o agente etiológico. O vetor é o Aedes aegypti (ciclo urbano) e o Aedes albopictus (ciclo silvestre)
    Febre Amarela: RNA vírus da família Flaviviridae é o agente etiológico.O vetor é o A. aegypti (ciclo urbano) e o Haemagogus e Sabethes (ciclo silvestre onde o macaco é o reservatório)

    Leishmaniose (LVC): causada pelo protozoário Leishmania infestans (antiga nomenclatura: L. chagasi), tem como vetor o Lutzomyia longipalpis (Brasil), que é um flebotomídeo. (gênero Phlebotomus). A forma promastigota (infectante) é encontrada no intestino do vetor e a amastigota nos vertebrados. Antropozoonose: cão reservatório urbano. Diagnóstico: ELISA, para triagem (Ensaio Imunoenzimático - Enzyme-Linked Immunoabsorbent Assay) e RIFI (Reação ImunoFlourescência Indireta), para confirmação