SóProvas


ID
2235826
Banca
Marinha
Órgão
Comando do 5º Distrito Naval
Ano
2016
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

Leia o texto a seguir.

O inicio da colonização do Brasil pelos portugueses contou com uma série de investidas de outras nações europeias, que buscaram, através de ocupações, romper o dominio português estabelecido pelo Tratado de Tordesilhas. Dentre essas intervenções, houve a ocupação Francesa de 1612-1615. No combate a tal ocupação, pode-se citar Jerônimo de Albuquerque, primeiro nascido no Brasil a comandar uma força naval. A que local da colônia portuguesa o texto acima se refere?

Alternativas
Comentários
  • Introdução à História Marítima Brasileira, p. 49: "Desde o final do século XVI, o Maranhão passou a ser um local regularmente freqüentado por navios franceses. Na atual Ilha de São Luís havia uma pequena povoação de franceses, em boa convivência com os índios, também tupinambás, que habitavam o local. (...) Em 1614, uma força naval comandada por Jerônimo de Albuquerque, nascido no Brasil, chegou ao Maranhão para combater os franceses. Este grupamento pode ser considerado a primeira força naval comandada por um brasileiro".

     

    Correta, portanto, a alternativa "C".

  • Gabarito C

    Filho do português Jerônimo de Albuquerque e da indígena pernambucana M'Uirá Ubi (Arco Verde, em português), batizada com o nome de Maria do Espírito Santo Arcoverde, filha do cacique Uirá Ubi, Jerônimo de Albuquerque Maranhão notabilizou-se nas lutas travadas contra os franceses, na Região Nordeste do Brasil.

    Sua primeira atuação destacada ocorreu quando, à frente de uma companhia que lhe foi entregue pelo Capitão-mor de Pernambuco, Manuel Mascarenhas Homem, empreendeu a reconquista da Capitania do Rio Grande (atual estado brasileiro do Rio Grande do Norte) - que fora invadida pelos franceses - onde ele viria a fundar a cidade de Natal (1599). Por conta desse feito, foi-lhe atribuído o título de fidalgo.

    Em 9 de janeiro de 1603, foi nomeado Capitão-mor do Rio Grande, em substituição a João Rodrigues Colaço, que o antecedera no cargo. No ano seguinte, concedeu uma sesmaria de 5.000 braças em quadra, aos seus filhos Matias e Antônio de Albuquerque [1] , em cujas terras logo foi instalado o engenho de cana de Cunhaú, que se tornaria o mais importante núcleo econômico da Capitania.

    Em 17 de junho de 1614, foi nomeado "capitão da conquista do Maranhão", região que então se achava sob o domínio dos franceses, que nela haviam erigido o forte São Luís [2] e instalado uma colônia - a França Equinocial.

     

    "Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
    Força e Fé !
    Fortuna Audaces Sequitur !