SóProvas


ID
2236465
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Geografia
Assuntos

A presença de uma corrente migratória por si só não explica a condição de vida dos imigrantes. Esta será somente a aparência de um fenômeno mais profundo, estruturado em relações socioeconômicas muitas vezes perversas. É o que podemos dizer dos indivíduos que são deslocados do campo para as cidades e obrigados a viver em condições de vida culturalmente diferentes das que vivenciaram em seu lugar de origem.

SCARLATO, F. C. População e urbanização brasileira. In: ROSS, J. L. S. Geografia do Brasil. São Paulo: Edusp, 2009.

O texto faz referência a um movimento migratório que reflete o(a)

Alternativas
Comentários
  •  -> A resposta A está errada. O texto aborda uma corrente migratória do campo para a cidade, ou seja, um êxodo rural. O principal fator de atração é a oferta de empregos na cidade.

      -> A letra B está correta. A ocupação dos grandes centros urbanos no Brasil foi fruto de um intenso êxodo rural, provocado pela mecanização do campo e pela busca de melhores condições de vida nas cidades por parte dos trabalhadores rurais .

      -> A letra C está errada. O êxodo rural é consequência de fatores sócio-econômicos.

     ->A letra D está errada. Esse fenômeno chama movimento pendular e não está sendo mencionado no texto.

      -> A letra E está errada. O movimento migratório de exôdo rural que promoveu a ocupação das grandes cidades não possui caráter itinerante.


    Gabarito do professor: Letra B.

  • Gab: B

     

    O êxodo rural é uma modalidade de migração caracterizada pelo deslocamento de uma população da zona rural em direção às cidades, é um fenômeno que ocorre em escala mundial.

     

    O desencadeamento do êxodo rural é consequência, entre outros fatores, da implantação de relações capitalistas modernas na produção agropecuária, onde o modelo econômico privilegia os grandes latifundiários e a intensa mecanização das atividades rurais expulsa os pequenos produtores do campo. O intenso processo de mecanização das atividades agrícolas tem substituído a mão de obra humana. Os pequenos produtores que não conseguem mecanizar sua produção têm baixo rendimento de produtividade, o que os coloca em desvantagem no mercado.

     

    Outro motivo que proporciona o êxodo rural é o fator atrativo que as cidades exercem sobre parte da população rural. Muitos migram para as cidades, principalmente as mais industrializadas, em busca de emprego e melhores condições de vida.

    No entanto, esse processo gera vários problemas sociais, pois parte desses imigrantes não possui qualificação profissional exigida pelo mercado cada vez mais competitivo, consequentemente há um aumento populacional desordenado, além do desemprego e do subemprego nessas cidades, atividades como vendedores ambulantes, catadores de materiais recicláveis, flanelinhas, entre outros, são a cada dia mais comuns, os transtornos causados por esse processo atingem toda a sociedade, principalmente as pessoas que deixaram o campo com o intuito de obter melhores condições de vida nas cidades.

     

    http://brasilescola.uol.com.br/geografia/exodo-rural.htm

  • Gabarito: B

    Muita atenção nesta questão...

    Bons estudos!

  • Resposta B

    -------------------------------------

    Trata-se do êxodo rural, processo que teve seu principal período entre as décadas de 1950 e 1980, quando enormes contingentes de pessoas deixaram as áreas rurais e se deslocaram para as cidades no Brasil.
     

    http://nossoexercicio.pet-ufvjm.org/exid/3167

  • comentário da professora:

     -> A resposta A está errada. O texto aborda uma corrente migratória do campo para a cidade, ou seja, um êxodo rural. O principal fator de atração é a oferta de empregos na cidade.

      -> A letra B está correta. A ocupação dos grandes centros urbanos no Brasil foi fruto de um intenso êxodo rural, provocado pela mecanização do campo e pela busca de melhores condições de vida nas cidades por parte dos trabalhadores rurais.

      -> A letra C está errada. O êxodo rural é consequência de fatores sócio-econômicos.

     ->A letra D está errada. Esse fenômeno chama movimento pendular e não está sendo mencionado no texto.

      -> A letra E está errada. O movimento migratório de exôdo rural que promoveu a ocupação das grandes cidades não possui caráter itinerante.

     

    Gabarito do professor: Letra B.

  • O crescimento acelerado urbano nos países emergentes causam diversos problemas. O deslocamento forçado dos trabalhadores rurais que perderam o acesso a terra, e se viram atraídos pelo projeto de industrialização, que exigia mão de obra, mobilizou um número muito grande de pessoas.

    Letra B

  • Questão ligada totalmente ao êxodo rural