SóProvas


ID
2236468
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
História
Assuntos

As convicções religiosas dos escravos eram entretanto colocadas a duras provas quando de sua chegada ao Novo Mundo, onde eram batizados obrigatoriamente “para a salvação de sua alma” e deviam curvar-se às doutrinas religiosas de seus mestres. Iemanjá, mãe de numerosos outros orixás, foi sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, e Nanã Buruku, a mais idosa das divindades das águas, foi comparada a Sant'Ana, mãe da Virgem Maria.

VERGER, P Orixás: deuses iorubás na África e no Novo Mundo. São Paulo: Corrupio, 1981.

O sincretismo religioso no Brasil colônia foi uma estratégia utilizada pelos negros escravizados para

Alternativas
Comentários
  • Resposta C

    -----------------------------------------

    Os escravos afro-americanos, residentes no Brasil Colônia, em sua maioria, optaram por se adequar ao catolicismo como um meio para a preservação de seus cultos e crenças originárias da África. Obrigados a se converterem ao catolicismo, homens e mulheres de origem africana valiam-se também de suas adorações nativas, estabelecendo uma espécie de conversão de uma divindade de origem africana a um determinado vulto bíblico ou divindade católica. Iemanjá tornou-se Nossa Senhora da Conceição e Nanã Buruku em Sant’Ana, mãe de Maria que era mãe de Jesus.

     

    http://www.escritaglobal.com.br/2016/12/enem-2016-2-dezembro-resolucao-ciencias_85.html

  • O Brasil colonial foi palco de uma série de conflitos étnicos, principalmente no que compreendia a relação senhor branco e escravo negro. O contato entre povos tão distintos em uma terra que não era nativa de qualquer um dos envolvidos acaba por dar origem a um movimento de adaptação cultural complexo. Os negros precisam camuflar sua ideologia para que não fosse cruelmente reprimida pela política obrigatória da religião católica e a solução encontrada é a associação de suas divindades africanas às santidades européias.

    RESPOSTA LETRA C

  • Letra C

    O sincretismo religioso foi a forma encontrada dos escravos nao perderem o costume de louvar seus deuses sem praticar seus cultos que eram proibidos pelos senhores, assim, a historia e a cultura de sua terra natal eram preservadas mesmo em situações repressivas como a escravidão.