SóProvas


ID
2236573
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Até 1824 acreditava-se que as máquinas térmicas, cujos exemplos são as máquinas a vapor e os atuais motores a combustão, poderiam ter um funcionamento ideal. Sadi Carnot demonstrou a impossibilidade de uma máquina térmica, funcionando em ciclos entre duas fontes térmicas (uma quente e outra fria), obter 100% de rendimento.

Tal limitação ocorre porque essas máquinas

Alternativas
Comentários
  • De acordo com a 2ª Lei da Termodinâmica, o calor de um corpo quente flui de maneira espontânea para um corpo frio; o contrário é obtido através de trabalho de uma máquina térmica. Entretanto, devido a variação de entropia (medida de desordem das partículas em um sistema físico) não há como obter 100% de rendimento nos ciclos que transformam calor em trabalho.

    Resposta B)


  • Segundo Lord Kelvin (William Thomson, 1824-1907), é impossível construir uma máquina térmica em que todo o calor da fonte seja usado integralmente em trabalho, ou seja, seu rendimento nunca será de 100%. A energia que é dissipada na forma de calor se transforma em entropia, aumentando a desordem do sistema.

    Por JF.

  • Em termodinâmica, entropia é a medida de desordem das partículas em um sistema físico. 

  • Nas máquinas térmicas, parte do calor absorvido é utilizado para realizar trabalho e parte é perdido na fonte fria. Essa parte perdida, não pode ser “pega de volta”, portanto é um processo irreversível. A entropia ocorre por conta dessa perda, aumentando a desordem do sistema.

  • Por que a letra D está errada?

  • O fato de uma máquina térmica operando em ciclos entre duas temperaturas fixas não poder ter rendimento de 100% está ligado à segunda lei da termodinâmica, que diz que a entropia do universo (máquina+ambiente) deve sempre aumentar.

  • A letra D está errado por causa da 1° lei da termodinâmica a transformação é conservativa.

    Q= trabalho + variação de energia

  • A Letra D não é a correta pelo fato de que a 1 Lei está de fato de acordo com a conservação da energia, mas ela falha ao tentar explicar a reversibilidade dos processos termodinâmicos. Essa explicação só vem justamente com a 2 Lei da Termodinâmica.

  • A máquina de Carnot seria a máquina ideal que opera o Ciclo de Carnot que é um ciclo termodinâmico reversível, ao longo do qual NÃO há variação de entropia. Entretanto para qualquer ciclo reversível – por exemplo Ciclo de Otto, Ciclo de Diesel, Ciclo de Rankine, … – a variação da entropia é nula.

    A , todas implicando a impossibilidade de uma máquina térmica apresentar rendimento de 100%.

    O Ciclo de Carnot informa qual é o máximo rendimento possível para uma máquina térmica operando entre duas fontes térmicas com temperaturas constantes.

    Então, mesmo que uma máquina térmica operasse o Ciclo de Carnot e, portanto, NÃO houvesse variação da entropia, não seria possível um rendimento de 100%.

    As máquinas térmicas reais apresentam rendimento inferior ao dado pelo Ciclo de Carnot e também determinam que a variação da entropia do sistema máquina e fontes térmicas seja positiva.

  • "Dizer que "produzem aumento da entropia" é uma outra forma de dizer que libera calor pra fonte fria".

    Pra ser 100% uma máquina não deveria perder calor pro ambiente. Hoje sabemos que o calor nunca deve ser zero.

    Professor Pinguim: https://www.youtube.com/watch?v=eir9uZNsDoA?t=1829

  • Resolução do prof. de física do Estratégia Concursos:

    https://www.youtube.com/watch?v=9sHnZwNPIVo

  • No processo que ocorre na máquina térmica,parte do calor vai ser usado para o funcionamento do trabalho e parte perdida para a fonte fria, causando o aumento da entropia ou desordem do sistema.