SóProvas


ID
2236615
Banca
INEP
Órgão
ENEM
Ano
2016
Provas
Disciplina
Física
Assuntos

Para um salto no Grand Canyon usando motos, dois paraquedistas vão utilizar uma moto cada, sendo que uma delas possui massa três vezes maior. Foram construídas duas pistas idênticas até a beira do precipício, de forma que no momento do salto as motos deixem a pista horizontalmente e ao mesmo tempo. No instante em que saltam, os paraquedistas abandonam suas motos e elas caem praticamente sem resistência do ar.

As motos atingem o solo simultaneamente porque

Alternativas
Comentários
  • As motos atingem o solo simultaneamente porque adquirem a mesma aceleração durante a queda. O tempo de queda depende da altura e da aceleração vertical. No caso em questão ambas as motos possuem a mesma altura inicial de queda e estão sujeitas à aceleração da gravidade.

    Resposta D)



  • a massa não importa, vão chegar ao solo juntas porque possuem a mesma acelação gravitacional.

     

     

     

     

     

     

     

  • Resposta D

    -----------------------------------------

    O tempo de queda não dependerá da velocidade horizontal nem da massa da motocicleta, apenas da altura. Portanto, se elas atingem o solo simultaneamente, significa que estão sujeitas à mesma aceleração vertical, que é a aceleração da gravidade.
     

    http://www.professorpaulorobson.com.br/2017/05/enem-2016-segunda-aplicacao-tempo-de.html

  • Questão mega fácil 

  • POSSUEM A MESMA VELOCIDADE INICIAL (Vi= 0) E ESTÃO SUJEITOS A MESMA ACELERAÇÃO GRAVITACIONAL NÃO IMPORTANDO A MASSA DO OBJETO, A RESPOSTA C TAMBÉM ESTARIA CERTA.  

  • fatores que influenciam do tempo de queda: altura e gravidade ( fórmula da queda livre H = gt²/2 )

    a - inércia tá relacionado com a massa do corpo maior massa, maior inércia (não possuem a mesma inércia, mas a massa não influencia o tempo de queda)

    b - força resultante envolve força peso, (não possuem a mesma FR, mas novamente a massa não influencia o tempo de queda)

    c - quantidade de movimento inicial envolve a massa ( Q = m.v ) e apesar da velocidade ser igual, a massa de um é 3 vezes maior que da outra, logo quantidade de movimento diferentes

    e - tempo de queda não depende da velocidade horizontal e sim da altura 

  • Esse site é seguro ? Estou fazendo os exercícios para o Enem por aqui 

  • Marquei letra B, porque pensava que a massa influenciava no tempo da queda, já que a força peso seria maior no corpo que tem a massa 3 vezes maior.

  • durante o movimento de queda livre,apenas a gravidade importa (pelo menos desprezando forças dissipativas),uma vez que

    s=so+vot+at^2/2 

    sabendo que na queda livre a velocidade inicial(vo) é igual a 0 temos:

    s=s0+at^2/2 

    considerando que o ponto de onde ele cai o ponto "0" do espaço a ser percorrido,no caso a altura s0=0 

    logo,temos que

    s=at^2/2 onde a=g=10m/s^2.

     

  • A questão está mais relacionada à Queda Livre (Movimentos sob a ação da gravidade), que despreza a resistência do ar. Trata-se da experiencia de Galileu que constatou que, sem a influência do ar, todos os corpos, de qualquer peso ou forma, caem ao mesmo tempo no solo. Assim, as massas dos corpos dos motocicilistas são desprezadas e têm a mesma aceleração da gravidade, que é 10 m/s².

  • H=gt²/2

    Como a altura é a mesma para ambos, o tempo dependerá somente da gravidade, que também não varia.

  • Essa foi facil, mas fiquei em duvida entre a B e a D mas marquei a D porque não importa a massa das duas motos elas vão cair juntas já que estão sujeitas a mesma força da gravidade, ou aceleração da gravidade da Terra.

  • Conservação de energia

    Pg = Pc

    m . g . h = m v² /2 (CORTA AS MASSAS)

    g h = v²/2

    V² = 2gh

    A VELOCIDADE NÃO DEPENDE DAS MASSAS !

    A gravidade (g) e a altura (h) são iguais, nas duas quedas