SóProvas


ID
2238517
Banca
VUNESP
Órgão
CREMESP
Ano
2011
Provas
Disciplina
Medicina
Assuntos

Assinale a alternativa que está de acordo com o disposto expressamente na Resolução CFM n.º 1.931/09.

Alternativas
Comentários
  • a) É permitido ao médico, desde que com a concordância do paciente ou da família, receber remuneração de paciente como complemento de salário ou de honorários.

    Errado.  

    Capítulo VIII - REMUNERAÇÃO PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

    Art. 65. Cobrar honorários de paciente assistido em instituição que se destina à prestação de serviços públicos, ou receber remuneração de paciente como complemento de salário ou de honorários.

     

     b) Será facultado ao médico exagerar a gravidade do diagnóstico ou do prognóstico, quando necessário para atingir os objetivos do procedimento médico a ser realizado. 

    Errado.

    Capítulo V - RELAÇÃO COM PACIENTES E FAMILIARES

     É vedado ao médico:

    Art. 35. Exagerar a gravidade do diagnóstico ou  do prognóstico, complicar a terapêutica ou exceder-se no número de visitas, consultas ou quaisquer outros procedimentos médicos.

     

     c) O médico não poderá deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, expondo a risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.

    Correto.

    Capítulo III - RESPONSABILIDADE PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 7º Deixar de atender em setores de urgência e emergência, quando for de sua obrigação fazê-lo, expondo a risco a vida de pacientes, mesmo respaldado por decisão majoritária da categoria.

     

     d) É facultado ao médico apresentar seus honorários em conjunto quando outros profissionais participarem do atendimento ao paciente, não sendo necessário, neste caso, apresentá-los separadamente.

     Errado.

    Capítulo VIII - REMUNERAÇÃO PROFISSIONAL

     É vedado ao médico:

     Art. 70. Deixar de apresentar separadamente seus honorários quando outros profissionais participarem do atendimento ao paciente.

     

     e)O médico portador de doença incapacitante para o exercício profissional, apurada pelo Conselho Regional de Medicina em procedimento administrativo com perícia médica, poderá obter autorização especial para continuar exercendo suas atividades até recuperar a sua plena capacidade.

    Errado

    DISPOSIÇÕES GERAIS

     I - O médico portador de doença incapacitante para o exercício profissional, apurada pelo Conselho Regional de Medicina em procedimento administrativo com perícia médica, terá seu registro suspenso enquanto perdurar sua incapacidade.