SóProvas


ID
2239162
Banca
UFMT
Órgão
UFMT
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sr. Carlos, 85 anos, diabético, hipertenso, de baixo peso, está internado na Unidade de Terapia Intensiva há quatro dias após um Acidente Vascular Encefálico Hemorrágico. Está inconsciente, faz uso de respirador artificial, SNE, dieta enteral contínua e sonda vesical de demora. Para evitar possíveis complicações que afetem a integridade da pele, o Técnico em Enfermagem deve estar atento a fatores que influenciam a formação da Úlcera de Pressão (UP). Sobre os fatores que causam a UP e seus cuidados de prevenção nessa situação, assinale a afirmativa INCORRETA.

Alternativas
Comentários
  • Pele úmida é mais vulnerável, propícia ao desenvolvimento de lesões cutâneas, e tende a se romper mais facilmente. A pele deve ser limpa, sempre que apresentar sujidade e em intervalos regulares. Podem ser usadas barreiras protetoras da umidade excessiva, quando necessário, como, por exemplo: creme barreira, película semipermeável, espuma de poliuretano, sacos retais e/ou substâncias oleosas. Portanto a alternativa A está incorreta.

    A úlcera de pressão (UP) é uma lesão localizada da pele e/ou tecido subjacente, normalmente sobre uma proeminência óssea, em resultado da pressão ou de uma combinação entre esta e um cisalhamento. Deve-se reposicionar o paciente de tal forma que a pressão seja aliviada ou redistribuída, além de vitar sujeitar a pele à pressão ou forças de torção (cisalhamento), evitar posicionar o paciente diretamente sobre sondas, drenos e sobre proeminências ósseas (como cotovelos e calcanhares) com hiperemia não reativa.

    A avaliação de pacientes com possível risco de desenvolvimento de UPP deve incluir a revisão de fatores nutricionais e de hidratação. Pacientes com déficit nutricional ou desidratação podem apresentar perda de massa muscular e de peso, tornando os ossos mais salientes e a deambulação mais difícil. No caso o Sr. Carlos já tem um baixo peso, portanto um dos cuidados é evitar atrasos no horário de instalação da dieta e manter seu gotejamento adequado. 

    Gabarito do Professor: Letra A


    Bibliografia

    file:///C:/Users/asalvadori/Downloads/protoc_ulceraPressao.pdf

    http://portal.anvisa.gov.br/documents/33852/271855/Nota+T%C3%A9cnica+GVIMS-GGTES+n%C2%BA+03-2017/54ec39f6-84e0-4cdb-a241-31491ac6e03e

     
  • Ele está de sonda vesical de demora (pode ficar com ela entre 2 à 3 semanas), por isso não precisaria da frauda