SóProvas


ID
2239630
Banca
UEG
Órgão
PM-GO
Ano
2013
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

A intensificação [modernização] é um processo que consiste em se buscar ganhos via aumento de insumos, por unidade de área cultivada, por meio do emprego maciço de inovações técnicas.

FARIA, M. E. Agricultura Moderna, Cerrados e Meio Ambiente. In: DUARTE, L. M. G. e BRAGA, M. L. S. (Org). Tristes Cerrados: sociedade e biodiversidade. Brasília: Paralelo 15, 1998. p.157.


O texto faz referência à modernização da agricultura, em que o uso das inovações técnicas constitui a base da produção. Sobre a modernização da agricultura goiana, implementada a partir da “Revolução verde”, até o ano de 1990, percebe-se que

Alternativas
Comentários
  • Gab: C

  • A proximidade dos grandes centros de consumo e comercialização do país, integração à rede viária da Região Sudeste e as políticas creditícias e fiscais do Governo Federal para a ocupação do cerrado facilitou o desenvolvimento da agricultura agroexportadora,e o Sudoeste Goiano tornou-se a porta de entrada para a Modernização da agropecuária em GOIÁS e de grande parte do Centro-Norte brasileiro ( MENDONÇA; RIBEIRO; THOMAZ Jr,2002 ) .

  • Pessoal, a B está ERRADA porque a mecanização agrícola (emprego de máquinas, de tecnologia no CAMPO) promoveu, na verdade, a diminuição do emprego dos trabalhadores. É só você imaginar caixas de supermercados operados por robôs ou atendimentos em drive-thrus por máquinas: onde se mecaniza o trabalho, se dispensa mão de obra humana, foi o que ocorreu no campo. Se o trabalhador não tinha tanta demanda de trabalho no campo pela mecanização ali, para onde ele foi?! Para a cidade, trabalhar com outras coisas.