SóProvas


ID
2239858
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
LAFEPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

Os conflitos entre grupos são muito comuns tanto dentro quanto fora das Organizações. Na cultura de uma organização, é comum identificarmos alguns conflitos. Sobre estes, analise os itens abaixo:
I. Diferenças de personalidade
II. Existência de atividades interdependentes no trabalho
III. Metas diferentes
IV. Recursos compartilhados
V. Diferenças de informação e percepção, dentre outras.
Está(ão) CORRETO(S)

Alternativas
Comentários
  • quando a banca é pequena,quase sempre todos os itens estão certos, meu macete.

  • Quando os recusos não são compartilhados ou escassos, há uma maior incidência de conflitos. É evidente que o gabarito não está correto.
  • A lógica do item IV é que quando existe a escassez de recursos, a equipe tem uma maior necessidade de compartilhar os materiais entre si, o que pode gerar conflitos.

  • Para que a questão em análise seja respondida corretamente, precisamos ter conhecimentos sobre as condições que contribuem para a existência de conflitos. No caso desta questão, deve ser marcada a alternativa que apresenta a condição que se caracteriza pelas expectativas confusas. 

    Nas organizações existem certas condições que contribuem para a geração de conflitos. Como diz Chiavenato (2014), são condições inerentes à natureza das organizações e tendem a criar percepções entre pessoas e grupos, as quais predispõem ao conflito. Em relação às condições que antecedem aos conflitos (ou que a eles dão razão), temos, segundo Rennó (2013):

    • Ambiguidade de papel: quando as expectativas pouco claras e confusas, além de outras incertezas, aumentam a probabilidade de fazer com que as pessoas sintam que estão trabalhando para propósitos incompatíveis.

    • Recursos Escassos: se faltam recursos para todos na organização, alguém ficará insatisfeito. Disputas por recursos são causas muito comuns de conflitos em uma organização.

    • Interdependências: quando dependemos do trabalho de outras pessoas para fazer nosso trabalho, existe um conflito em potencial! Em toda organização existem interdependências entre setores e pessoas. Dessa forma, uma pessoa deve cumprir seu papel de forma eficiente para que a outra possa fazer o mesmo.

    • Objetivos Conflitivos: quando os objetivos da organização não são bem desenhados, ou são ambíguos (setor de vendas recebe bônus por vendas maiores, mas setor de materiais recebe bônus por investimento em estoque menor, por exemplo), existe uma chance grande de haver conflitos dentro da organização.

    • Diferenciação: diferenças na estrutura da organização ou no perfil das pessoas de áreas diferentes podem causar conflitos, pois as visões de mundo e do trabalho poderão ser conflitantes.

    • Falhas de Comunicação: uma comunicação deficiente pode levar a desentendimentos e interpretações incorretas de parte a parte. Principalmente em equipes que trabalham a distância, uma falha de comunicação pode gerar e aumentar conflitos.

    • Choque de Personalidades: muitas vezes as pessoas simplesmente não se “bicam”. Personalidades, valores e atitudes muito diferentes (ou iguais) podem gerar um conflito única e exclusivamente derivado dos estilos de vida das pessoas. Muitas vezes a única solução é separar as pessoas envolvidas.

    • Conflitos Anteriores: quando já ocorreram conflitos entre algumas pessoas e estes não foram bem resolvidos, existirão ressentimentos. Portanto, estes sempre poderão ressurgir em novos conflitos.

    Usando os pontos acima como base, podemos concluir que todos os itens estão corretos.

    I. correto. Diferenças de personalidade 

    II. correto. Existência de atividades interdependentes no trabalho 

    III. correto. Metas diferentes 

    IV. correto. Recursos compartilhados 

    V. correto. Diferenças de informação e percepção, dentre outras. 

    GABARITO: C

    Fontes:

    CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4.ed. Barueri, SP: Manole, 2014

    RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral. Rio de Janeiro, Elsevier, 2013.