SóProvas


ID
224017
Banca
UFF
Órgão
UFF
Ano
2009
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Na engenharia de requisitos, a etapa em que a equipe de revisão examina a especificação do sistema, procurando erros de conteúdo ou interpretação, áreas em que esclarecimentos podem ser necessários, informação omissa, inconsistências, requisitos conflitantes ou requisitos não realísticos, é conhecida como:

Alternativas
Comentários
  • Considerações:
    O processo de engenharia de requisitos é composto por quatro atividades de alto nível (Soares, 2005):
    Identificação.
    Análise e negociação.
    Especificação e documentação.
    Validação.
    Uma outra atividade que se pode considerar que faz também parte deste processo, se incluirmos a fase posterior à produção do documento (isto é, a sua "manutenção"), é a gestão dos requisitos (change management, sendo que as alterações podem ser causadas pelos mais diversos fatores desde inovações tecnológicas a mudanças na natureza do negócio (e consequentemente nos requisitos), entre outras).

    Na Validação
    À semelhança do que sucede na análise dos requisitos, pretende-se encontrar problemas/conflitos na especificação, porém ao contrário das fases anteriores esta fase lida com uma especificação completa dos requisitos.

    A validação é especialmente importante em sistemas de grandes dimensões uma vez que erros encontrados demasiado tarde (durante o desenvolvimento ou já depois de o sistema estar a ser usado) no documento de requisitos têm repercussões proporcionais à dimensão do projeto. Uma vez que alterações em requisitos já consolidados têm um custo muito superior a alterações no código ou design, este tipo de erros traduz-se em elevados custos e necessidade de refazer muito do trabalho que se julgava já concluído.
     

  • Pressman
    Validacao de Requisitos   Os produtos de trabalho criados como conseqüência da engenharia de requisitos  (uma especificação dos requisitos do sistema e informações relacionadas)  devem ser validados quanto à qualidade durante o passo de validação de  requisitos. Esta validação examina a especificação para garantir que todos  os requisitos do sistema foram estruturados de maneira não ambígua, que as  inconsistências, omissões e erros foram apagados e corrigidos, e que os  produtos de trabalho estão em conformidade com os padrões estabelecidos  para o processo, para o projeto e para o produto.   O mecanismo primário de validação de requisitos é a revisão técnica formal.  O time de revisão inclui os engenheiros de sistema, clientes, usuários e  outros stakeholders que examinam a especificação do sistema à procura de  erros de conteúdo ou interpretação, pontos onde pode ser necessário  esclarecimento, perda de informações, inconsistências (um dos maiores  problemas da engenharia de grandes produtos), requisitos conflitantes,  ou requisitos irreais (de desenvolvimento impossível).
  • Pressman e Sommerville tem tarefas diferentes da Engenharia de Requisitos. O enunciado está mostrando a tarefa de validação de requisitos de acordo com o Pressman. A definção foi muito bem demonstrada pelo colega Luciano. As outras tarefas da Engenharia de requisitos de acordo com Pressman são: concepção, levantamento, elaboração, negociação, especificação, validação e gestão.
  •  e) validação de requisitos é para identificar falhas nos req. as verificações sao: validade, consistencia, completeza, realismo & facilidade de verificação. As tecnicas sao: revisao de req, prototipação & geração de casos de teste;