-
Não seria alternativa B ? Achava que teria que elevar o numero de espira para aumentar a tensão no lado de alto e com isso ter uma tensão de fornecimento mais elevada nas residencias..
Alguém pode me explicar essa questão?
-
Fábio Lima, cada espira do secundário tem a mesma tensão de cada espira do primário. Por exemplo, se vc tem 100V aplicados ao primário e 100 espiras, cada espira ficará com 1V. Se tivermos 12 espiras no secundário deste mesmo transformador, teremos 12V no secundário. Daí a relação 100V para 12V.
Se diminuirmos as espiras do primário de 100 para 50 espiras (e mantendo os mesmos 100V aplicados) teremos 2 volts em cada espira. No secundário, as mesmas 12 espiras passarão a compor 24v invés de 12v obtidos anteriormente.
Portanto, para aumentar a tensão no secundário, poderemos diminuir número de espiras no primário ou aumentar no secundário... terão mesmo efeito.
-
Engenheiro,
É porque você esta levando em conta que temos que aumentar a tensão do secundário.
O Fábio, assim como eu imaginamos que tínhamos que aumentar a tensão no primário para diminuir a queda de tensão.
Dependendo da interpretação, a resposta pode ser A ou B.
Relendo a questão vi meu erro e se o Fábio prestar atenção no começo do enunciado irá perceber também.
O fato é que temos que aumentar a tensão no enrolamento onde está ocorrendo a queda de tensão, e no caso da questão, essa queda está ocorrendo no lado de baixa, secundário.