SóProvas


ID
2242678
Banca
FUNRIO
Órgão
IF-PA
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

O gerenciamento dos Resíduos de Serviços de Saúde (RSS) constitui-se em um conjunto de procedimentos de gestão com o objetivo de minimizar a produção de resíduos e proporcionar aos resíduos gerados, um encaminhamento seguro, de forma eficiente. Esses procedimentos necessitam da participação efetiva do enfermeiro visando assegurar o gerenciamento desses resíduos. Assinale a opção que contém afirmativas verdadeiras sobre o gerenciamento dos RSS.

Alternativas
Comentários
  • Garabito incorreto

    RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004 do MS
    -ALTERNATIVA E ERRADA 
    7 - GRUPO A3
    7.1 - Peças anatômicas (membros) ... com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros...
    7.1.1 - Após o registro no local de geração, devem ser encaminhados para:
    I - Sepultamento em cemitério... ou II - Tratamento térmico por incineração ou cremação...
    -ALTERNATIVA C CORRETA
    5.4 - Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido...Devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.
    .4.2 - Devem ser submetidos a tratamento utilizando-se processo físico ou outros processos que vierem a ser validados para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana...

  • gabarito correto: Letra B

    conforme manual da anvisa, tal qual: 5.4 - Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta; sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre. Devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final. 5.4.1 - Devem ser acondicionados conforme o item 1.2 , em sacos vermelhos, que devem ser substituídos quando atingirem 2/3 de sua capacidade ou pelo menos uma vez a cada 24 horas e identificados conforme item 1.3.3.

    Letra C incorreta: 

    tal qual manual da anvisa: com leitura percebe-se, que estão envolvidos a Enfermagem, médicos e pessoal de limpeza.

    O organizar a capacitação em módulos para as diferentes categorias envolvidas no processo, adequando a linguagem e conteúdos às funções e atividades e deixando claro seu respectivo nível de responsabilidade. É essencial definir metas, expectativas a serem atingidas e as competências para a execução das atividades; O capacitar, sensibilizar e motivar médicos, enfermeiras e auxiliares em todos os assuntos relativos aos RSS, enfatizando o processo de segregação, uma vez que a segregação (separação e acondicionameto) dos RSS é a chave de todo o processo de manejo; O ministrar capacitação do pessoal de limpeza de maneira cuidadosa. Devem ser incluídos conhecimentos sobre o impacto da realização inadequada dos serviços no processo de gerenciamento de resíduos. Também devem ser ensinados princípios básicos de procedimentos, conforme define o item 20 da RDC no 306/04;

  • Gabarito: Letra B.

     

    De acordo com a RESOLUÇÃO RDC Nº 306, DE 7 DE DEZEMBRO DE 2004

    Dispõe sobre o Regulamento Técnico para o gerenciamento de resíduos de serviços de saúde.

     

    a) Errado.

    14.7 - TRATAMENTO 

    14.7.4 - As seringas e agulhas utilizadas em processos de assistência à saúde, inclusive as usadas na coleta laboratorial de amostra de paciente e os demais resíduos perfurocortantes não necessitam de tratamento. 

     

    b) Correta.

    5.4 - Bolsas transfusionais contendo sangue ou hemocomponentes rejeitadas por contaminação ou por má conservação, ou com prazo de validade vencido, e aquelas oriundas de coleta incompleta; sobras de amostras de laboratório contendo sangue ou líquidos corpóreos, recipientes e materiais resultantes do processo de assistência à saúde, contendo sangue ou líquidos corpóreos na forma livre. Devem ser submetidos a tratamento antes da disposição final.

     

    c) Errado.

    19 - Todos os profissionais que trabalham no serviço, mesmo os que atuam temporariamente ou não estejam diretamente envolvidos nas atividades de gerenciamento de resíduos, devem conhecer o sistema adotado para o gerenciamento de RSS, a prática de segregação de resíduos, reconhecer os símbolos, expressões, padrões de cores adotados, conhecer a localização dos abrigos de resíduos, entre outros fatores indispensáveis à completa integração ao PGRSS. 

     

    d) Errado.

    11.10 - As excretas de pacientes tratados com quimioterápicos antineoplásicos podem ser eliminadas no esgoto, desde que haja Sistema de Tratamento de Esgotos na região onde se encontra o serviço. Caso não exista tratamento de esgoto, devem ser submetidas a tratamento prévio no próprio estabelecimento.

     

    e) Errado.

    7 - GRUPO A3

     

    7.1 - Peças anatômicas (membros) do ser humano; produto de fecundação sem sinais vitais, com peso menor que 500 gramas ou estatura menor que 25 centímetros ou idade gestacional menor que 20 semanas, que não tenham valor científico ou legal e não tenha havido requisição pelo paciente ou familiares. 

     

    7.1.1 - Após o registro no local de geração, devem ser encaminhados para:

     

    I - Sepultamento em cemitério, desde que haja autorização do órgão competente do Município, do Estado ou do Distrito Federal ou;


    II - Tratamento térmico por incineração ou cremação, em equipamento devidamente licenciado para esse fim.

  •  

     

    a) Os materiais perfurocortantes devem ser descartados separadamente, no local de sua geração, imediatamente após o uso ou necessidade de descarte, em recipientes, rígidos, resistentes à punctura, ruptura e vazamento, com tampa, devidamente identificados. NÃO necessitam de tratamento antes da deposição final, como afirma o ítem.

     

     

    No Entanto, os resíduos perfurocortantes contaminados com agente biológico Classe de Risco 4, microrganismos com relevância epidemiológica e risco de disseminação ou causador de doença emergente que se torne epidemiologicamente importante ou cujo mecanismo de transmissão seja desconhecido, devem ser submetidos a tratamento, utilizando-se processo físico ou outros processos que vierem a ser validados para a obtenção de redução ou eliminação da carga microbiana, em equipamento compatível com Nível III de Inativação Microbiana.

     

     

     

     

     

     

    - Resolução – RDC/ANVISA nº 306, de 7 de dezembro de 2004