SóProvas


ID
2242894
Banca
FEPESE
Órgão
Prefeitura de Florianópolis - SC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

Em 2014 uma epidemia, que teria se originado na África, atingiu cerca de 17 mil pessoas e causou a morte de mais de 6 mil doentes.

Com medo de que a doença se espalhasse de forma incontrolável, barreiras sanitárias foram montadas em aeroportos e fronteiras em muitos países.

No Brasil, houve um caso suspeito, que não foi confirmado.

Assinale a alternativa que identifica a epidemia.

Alternativas
Comentários
  • ALTERNATIVA C

     

    Finalmente temos uma vacina contra o ebola 100% eficaz

     

    Pesquisadores finalmente desenvolveram uma vacina contra o ebola 100% eficaz. Embora essa seja uma excelente notícia, ela só funciona contra uma estirpe particularmente perigosa da doença, mas ainda não previne o contágio de outros quatro subtipos.

    rVSV-EBOV

    A vacina é composta pelo vírus da estomatite vesiculosa, que faz mal para o gado, mas não deixa humanos doentes, bem como uma proteína de superfície do vírus ebola que leva o corpo humano a produzir anticorpos.

     

    http://hypescience.com/finalmente-temos-uma-vacina-contra-o-ebola-100-eficaz/

     

    25 de dezembro de 2016 - 11h13 

    OMS revela eficácia da primeira vacina contra o ebola

     

    A Organização Mundial de Saúde (OMS) anunciou hoje a alta efetividade dos ensaios clínicos da primeira vacina contra o ebola, cujo último surto causou mais de 11 mil mortes.


    Segundo a agência de saúde da ONU, como parte dos estudos, o imunógeno rVSV-ZEBOV foi provado com resultados muito positivos em 5.837 mil pessoas na Guiné, nação por onde emergiu em 2014 a epidemia que se estendeu à Serra Leoa e Libéria. Entre os que receberam a vacina não se registrou nenhum caso de ebola nos 10 dias ou mais após a inoculação, declarou a meios de comunicação a diretora geral adjunta da OMS para o sistema de saúde e inovação, Marie-Paule Kieny. Além disso, a pesquisa abarcou seis mil voluntários adicionais que não receberam a injeção, os quais foram acompanhados pelas equipes da OMS, que registraram 23 casos da doença neste grupo.

    Nas palavras de Kieny, ainda que estes convincentes resultados cheguem muito tarde para aqueles que morreram na epidemia de ebola no oeste da África, quando surgir o próximo surto teremos defesa.

    A propósito dos resultados positivos da injeção contra o vírus do Ebola, fica por determinar quanto tempo dura a imunidade com esta vacina, da qual só se requer uma dose para que seja efetiva.

     

    http://www.vermelho.org.br/noticia/291447-1