SóProvas


ID
2244100
Banca
Quadrix
Órgão
CRQ 18° Região - PI
Ano
2016
Provas
Disciplina
Ética na Administração Pública

“Ética profissional é a aplicação da ética geral no campo das atividades profissionais: a pessoa tem que estar imbuída de certos princípios ou valores próprios do ser humano para vivê-los nas suas atividades de trabalho”. (CAMARGO, 1999, p. 31).

Com base no trecho acima, leia as afirmativas.

I. O estudo da ética profissional seria então um meio de orientação para os profissionais com o fim de estabelecer conceitos éticos nas atitudes relacionadas a suas atividades de trabalho. Além disso, agir eticamente tornou-se fator decisivo para definir o sucesso e os rumos da carreira de um profissional.

II. A imagem do profissional é significativamente afetada por suas atitudes. A profissão que pode enobrecer-se pela ação correta e competente pode também ensejar a desmoralização, por meio da conduta inconveniente, com a quebra de princípios éticos.

III. A postura ética é um diferencial para a longevidade e para a ascensão da carreira de qualquer profissional.

IV. A ética é o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade.

V. O agir deve ser um agir bom, regido por uma moral absoluta e universal.

Pode-se afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • DISCORDO  - A moral não é universal, e não tem os mesmos valores em todos os lugares e épocas.

    estratégia concurso - professor Paulo Guimarães

  • Brincadeira essa questão. Assim como Diego, discordo totalmente do gabarito.

     

    A moral é definida como um conjunto de normas, princípios, preceitos, costumes, valores que norteiam o comportamento do indivíduo no seu grupo social. A moral é normativa.

    (...)

    A moral possui, portanto, um caráter subjetivo, que faz com que ela seja influenciada por vários fatores, alterando, assim, os conceitos morais de um grupo para o outro. Esses fatores podem ser socias, históricos, geográficos etc. Observa-se, então, que a moral é dinâmica, ou seja, ela pode mudar seus juízos de valor de acordo com o contexto em que esteja inserida. (P. 372)

    CASTRO, Wilza (Org.) - Ténico do Seguro Social do INSS. Cascavel: Editora AlfaCon, 2015.

     

  • Moral universal?! Essa é boa!!!

  • Alguém sabe dizer se o gabarito dessa questão foi alterado? 

  • Sobre a letra E, a única justificativa que encontrei transcrevo abaixo, porém, não parece ser um entendimento majoritário, acho que devemos continuar com o entendimento de que a moral não é universal, a não ser que a banca cobre o mesmo item.

     

    Ao vislumbrarmos a moral sob uma ótica absoluta e outra relativa, temos que a moral absoluta é universal, imutável, manifesta pelos valores comuns a todos os povos, enquanto a moral relativa é local, é característica de cada região, povo ou sociedade, se ocupando das questões locais no que se refere à cultura, costume, tradição e a religião de cada sociedade, admitindo nuances de variação de acordo com a vivência e experiência de cada povo, constata-se assim que a moral relativa é variável.

     

    Fonte: Reflexões sobre moral, ética e direito e sua Influência sobre as profissões jurídicas. 

    Disponível em: http://www.ambito-juridico.com.br/site/index.php?n_link=revista_artigos_leitura&artigo_id=7677

  • Essa banca faz questões tão erradas que dá vontade de chorar quando você sabe que o seu concurso vai ser elaborado por ela. A impressão que fica é que as infinitas horas de estudo se vão por agua a baixo com questões como essa...

    Moral absoluta e universal? A ética é o comportamento? ME POUPE!

  • Gabarito: letra D

    Obs.: No meu entendimento, apenas uma questão (II) estaria certa. Mas relendo o comando, entendi que a banca pediu sobre a "ética profissional no campo das atividades profissionais".

    Não tá fácil pegar o macete desta banca. Mas iremos vencê-la.  

    Bons estudos!   

  • "A ética é o comportamento da empresa – entidade lucrativa – quando ela age em conformidade com os princípios morais e as regras do bem proceder aceitas pela coletividade." Eu pensava que a ética era aplicada ao indivíduo... mesmo se for pela empresa, pra mim fica vago se não falar do indivíduo.

  • V. O agir deve ser um agir bom, regido por uma moral absoluta e universal.

    Universal?
    kkkkkkkk

    mas sabendo que a banca é estranha, acertei

  • Gab. "D" 

     

    Achei bastente taxativo e forçou muito a barra... (V. O agir deve ser um agir bom, regido por uma moral absoluta e universal.)

     

    Para concurso deveria ser algo mais sério e não questões tão claras de recurso! 

     

    #DeusnoComando 

  • Foi alterado nada. Acertou quem errou ou será errou quem acertou?

  • Gab. D

    Realmente, isto de moral universal me deixou meio cabreira também, mas sabendo que todas as outras quatro estão corretas, sim, dá para acertar, mesmo a questão sendo horripilante no gabarito.

     

    Salmos 37:5

    夢を信じる!

    Girl Power!

  • Essa banca é louca de pedra! Essa questão deveria ser anulada! A moral em hipótese alguma é absoluta ou universal! Ela varia no tempo e no espaço,.em qualquer esfera e em qualquer campo. Certamente o agir deve ser um agir bom. Mas a moral é algo subjetivo, até mesmo entre organizaçoes profissionais.

     

  • Vocês já perceberam que quando a Quadrix faz uma questão com 6 assertivas, todas sempre estão certas?!

    eu já fiz algumas questões assim e todas as assertivas estavam corretas

  • Aquele tipo de assunto que a banca não sabe cobrar e cobra... tem que ter coragem! Deus nos abençoe! 

  • DE ACORDO COM MEUS ESTUDOS, A MORAL NÃO É UNIVERSAL, MAS SIM A ÉTICA.

     

    CREDOOO!!

  • Moral Absoluta ? tem que rir dessa quadrix, mas em fim, segue o baile!

  • Acertei, mas essa prova é ridícula, imoral e aética.

  • V. O agir deve ser um agir bom, regido por uma moral absoluta e universal.

    A questão está se referindo à atividade profissional. Em uma repartição não é correto agir de acordo com a moral subjetiva ou relativa. Cada indivíduo tem por conceito de moralidade o que  acha que deve ser moral. Porém durante a atividade profissional o indivíduo não deve  agir por "achismo", mas sim por condutas morais estabelecidas  de maneira universal e absoluta, ou seja, algo é dado por moral ou imoral e o funcionário segue e pronto, e é assim para todo mundo. Exemplo: o código de ética do servidor civil federal diz que "é vedado ao servidor apresentar-se embriagado no serviço ou fora dele habituamente",  essa é a moral absoluta e universal dentro do serviço público federal, todo o servidor federal deve seguir esse comportamento, não importa se a pessoa acha pode beber quando quiser, a regra é absoluta e universal. A banca quadrix já fez outra questão nesse sentido informando que a ética NÃO é constituida por moralidade subjetiva, ou seja, a ética profissional  é formada por um conjunto de comportamentos que devem ser seguidos por todos independente da moral subjetiva. A moral para cada um é subjetiva e relativa, mas a moral referente à ética profissional é absoluta e universal, todos devem seguir a regra (moral) imposta de maneira absoluta - como um contrato de adesão. 

  • É aquele tipo de questão que você erra sabendo que acertou e ponto final.

     

  • Essa banca é cheia de malandragem!

    tem coisa muito estranha nessas questões, estranhas mesmo.