SóProvas


ID
2244760
Banca
FAUEL
Órgão
CISMEPAR - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

I. Existe patologia biológica, mas não existe patologia física, nem química, nem mecânica. Há duas coisas nos fenômenos da vida: primeiro, o estado de saúde; segundo, o estado de doença. Daí, duas ciências distintas: a fisiologia, que trata dos fenômenos do primeiro estado, e a patologia, que tem como objeto os fenômenos do segundo.

II. Um ser vivo é normal em um determinado meio na medida em que ele é a solução morfológica e funcional encontrada pela vida para responder a todas as exigências do meio. Em relação a qualquer outra forma da qual se afasta, esse ser vivo é normal, mesmo se for relativamente raro, pelo fato de ser normativo em relação a essa forma, isto é, desvalorizando-a antes de eliminá-la.

III. A anomalia e a mutação são, em si mesmas, patológicas. Elas não exprimem outras normas de vida possíveis. Se essas normas forem superiores quanto à instabilidade, à fecundidade e à variabilidade da vida, às normas específicas anteriores, serão chamadas patológicas.

IV. Se é verdade que os fenômenos patológicos são modificações regulares dos fenômenos normais, não se pode tirar, dos primeiros, nenhum esclarecimento relativo aos segundos, a não ser que se tenha percebido o sentido original dessa modificação. Portanto, é preciso começar por compreender que o fenômeno patológico revela uma estrutura individual modificada. É preciso ter sempre em mente a transformação da personalidade do doente.

V. Para definir o estado anormal de um organismo, Goldstein leva em conta o comportamento não privilegiado; para compreender a doença é preciso levar em conta a reação de harmoniosa. Por comportamento privilegiado entende-se o fato de serem realizadas, e, de certa forma, preferidas, todas as reações de que um organismo é capaz, em condições experimentais.

Sobre os modos de funcionamento normal e patológico do psiquismo humano, identifique, dentres as assertivas acima, as corretas:

Alternativas
Comentários
  • A I está correta: é todo o corpo biológico que adoece, na visão holística, não existe essa separação de adocimento. Nisso, elimina-se a letra C e D.

    A II está correta: o normal é o que o se adequa ao culturalmente institicionado, mesmo que seja raro...porque tornou-se normativo considerar a forma da qual se afasta como desvalorizada e, logo, eliminando-a.

    A III está errada: é possível sim existir outras formas de vida mesmo na anomalia e na mutação. Lembra, por exemplo, de quem tem síndrome de Down, que mesmo com a anomalia géntica nos cromossomos, resignifica sua existência, vive bem e são capazes de fazerem coisas que quem é bem mais saudável,às vezes, não consegue fazer.Niss, elimana-se a B, C e D.

    Já temos o gabarito. Letra A. Na prova não precisaria mais quebrar a cabeça, mas aqui é bom ver as outras.

    A IV está correta: se é pela modificação a partir normal que vem o patológico, logo este último não explica o primeiro. E como na doença não existe uma relação de causa e efeito direta, pois o adoecimento é um entrelaçado de multifatores na personalidade individual do homem, logo a assertiva está coerente,correta.

    A V está errada. Entendo que para se compreender a doença deve-se levar em considerar a desarmonia do corpo, por isso, entendi essa como errada também.

    O artigo abaixo ajuda a compreender porque a V está errada.

    http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1809-52672016000200009

    Abraços.