SóProvas


ID
2245039
Banca
NC-UFPR
Órgão
Prefeitura de Curitiba - PR
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

A pressão arterial elevada crônica leva à lesão vascular, devido a modificações na geometria das artérias, desde a diminuição da luz e espessamento das paredes até rupturas, acarretando possíveis lesões do coração, rins e cérebro. Assinale a alternativa que reúne somente situações decorrentes de lesões cerebrais.

Alternativas
Comentários
  • NA HIPERTENSÃO CRONICA

     

    CEREBRO>>> ENCONTRAREMOS UM microaneurisma de Charcot-Bouchar,com o progredir da condição, lesões de rarefação( diminuição) da substância branca tornam-se presentes. A trombose e a hemorragia são episódios geralmente agudos. Podemos encontrar microinfartos cerebrais que cursam assintomáticos e que são revelados pelo quadro clínico de demência discreta, observados pela tomografia computadorizada e outros exames mais sofisticados.

    RINS>>>O principal achado é o aumento na excreção de albuminas, diminuindo a função de filtração do mesmo, levando à insuficiência renal crônica  e a um Hipertensão Intra Glomerular. Em cerca de 70% dos indivíduos em programa de hemodiálise, a lesão renal básica e primária foi causada por hipertensão arterial não-tratada. Na presença de DM, essas lesões são precoces e mais intensas.

    CORAÇÃO>>> Apresenta-se como hipertrofia miocárdio, ou seja, espessamento das paredes do ventrículo esquerdo, com aumento do peso e diminuição da cavidade,levando consequentemente a ICC.

    FONTE>http://www.rondonopolis.mt.gov.br/docs/Protocolo_Hipertens_o_para_impress_o.pdf

     

  • INTERESSANTE

  • Aneurisma de Charcot-Bouchard. (também conhecidos como microaneurismas) são pequenas dilatações dos ramos terminais das artérias cerebrais, cuja ruptura provoca hemorragias mais ou menos graves.

    É comum em pacientes hipertensos e uma das principais causas do AVC hemorrágico (AVCh) do tipo intraparenquimatoso. A artéria mais comumente envolvida é a artéria cerebral média e afeta principalmente os núcleos da base (putame e tálamo), ponte, cerebelo e lobos cerebrais.

    Não se deve confundir com os aneurismas saculares que atingem vasos de maior porte de sangue. Os aneurismas de Charcot Bouchard ocorre em pequenos vasos sanguíneos (com diâmetro inferior a 300 micrômetros). Essa diferenciação é importante porque a ruptura dos aneurismas saculares leva a formação de uma hemorragia subaracnóidea enquanto o rompimento dos aneurismas de Charcot Bouchard levam à formação de uma hemorragia intraparenquimatosa.

    Lesões da substância branca cerebral ou leucoaraiose são um achado neurorradiológico comum na população idosa e principalmente nos indivíduos com fatores de risco cardiovasculares, tais como: hipertensão arterial, diabete mellitus e dislipidemia, existindo atualmente evidência crescente da sua associação com doença cerebrovascular, défice cognitivo e morte.

    Demência de multi-infarto: A demência é causada por vários acidentes vasculares cerebrais, geralmente envolvendo vasos sanguíneos de médio porte .Os sintomas de demência vascular (perda de memória, dificuldade de planejamento e iniciar ações ou tarefas, raciocínio lento, e uma tendência a vagar) são semelhantes aos de outras demências.

  • Microaneurisma de Charcot-Bouchard

    rarefação da substância branca

    microinfartos cerebrais e demência