SóProvas


ID
2245699
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Governança de TI
Assuntos

Risco é um evento ou uma condição incerta que, se ocorrer, tem um impacto em pelo menos um objetivo do projeto. Tais impactos podem ser negativos ou positivos, em outras palavras, ameaças ou oportunidades. O risco tem três componentes: o evento, a probabilidade de ocorrência do evento e o impacto do evento nos objetivos do projeto.

PONTE, M. V. V. Gerenciamento de Riscos. Rio de Janeiro: 2005. 114p.

No contexto de gerência de riscos no processo de engenharia de sistemas, têm-se as seguintes fases: 1. Identificação de riscos; 2. Análise de risco; 3. Administração de risco; e 4. Monitoração de risco. Nessa ordem, assinale a alternativa que está associada à cada fase.

Alternativas
Comentários
  • A boa prática da gestão de projetos recomenda a inclusão no processo de engenharia de sistemas de software da gerência de riscos que compreende quatro atividades:

    1. Identificação de riscos onde se busca identificar riscos de projeto ou de negócios. Para cada risco identificado, associa-se uma magnitude de risco que serve para indicar o grau de severidade e, portanto, de prioridade de tratamento do risco.

    2. Análise de risco que visa obter a probabilidade de ocorrência do risco e correspondente impacto sobre o projeto. Note que o impacto pode ser o atraso no projeto, que é tanto indesejável ao cliente quanto implica em custo adicional.

    3. Administração de risco que tem duas metas: (a) desenvolver uma estratégia de controle que serve para mitigar ou reduzir o impacto de um risco, e (b) elaborar um plano de contingência o qual recomenda as decisões (alternativas) a serem tomadas caso o risco aconteça.

    4. Monitoração de risco que faz uso de indicadores com o objetivo de monitorar e detectar a ocorrência ou probabilidade de ocorrência de um risco.

    FONTE: https://goo.gl/eGRktn

  • Questão desatualizada. Atualmente, a parte de probabilidade e impacto fica dentro de "Análise Qualitativa dos Riscos" no PMBOK e "Análise de Riscos" na ISO 27005.

    Processo de gerenciamento de risco do PMBOK:

    1. Planejar o gerenciamento dos riscos;

    2. Identificar os riscos;

    3. Realizar a análise qualitativa dos riscos;

    4. Realizar a análise quantitativa dos riscos;

    5. Planejar as respostas aos riscos;

    6. Implementar respostas aos riscos;

    7. Monitorar os riscos.

    .

    https://www.euax.com.br/2018/02/importancia-do-gerenciamento-de-riscos/