SóProvas


ID
2245855
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura
Assuntos

O projeto arquitetônico de edificações hospitalares é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), através da RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. O papel da arquitetura dos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) é prevenir infecções, através da adoção de barreiras, proteções, meios e recursos físicos, funcionais e operacionais, relacionados à construção e uso dos ambientes. Dadas as afirmativas,

I. É obrigatório projetar circulações exclusivas para elementos sujos e limpos nos EAS.
II. Em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) deve existir um lavatório a cada 10 (dez) leitos.
III. Cada quarto ou enfermaria de internação deve ser provido de banheiro exclusivo.

verifica-se que está(ão) correta(s)

Alternativas
Comentários
  • RDC N50 / 2002

    - A melhor prevenção de infecção hospitalar é tratar os elementos contaminados na fonte; o transporte de material contaminado, se acondicionado dentro da técnica adequada, pode ser realizado através de quaisquer ambientes e cruzar com material esterilizado ou paciente, sem risco algum. Circulações exclusivas para elementos sujos e limpos é medida dispensável nos EAS.

    - Na UTI deve existir um lavatório a cada 5 (cinco) leitos de não isolamento

    - Cada quarto ou enfermaria de internação deve ser provido de banheiro exclusivo, além de um lavatório/pia para uso da equipe de assistência em uma área anterior a entrada do quarto/enfermaria ou mesmo no interior desses, fora do banheiro.

  • I - A melhor prevenção de infecção hospitalar é tratar os elementos contaminados na fonte; o transporte de material contaminado, se acondicionado dentro da técnica adequada, pode ser realizado através de quaisquer ambientes e cruzar com material esterilizado ou paciente, sem risco algum.

    II - Na UTI deve existir um lavatório a cada 5 (cinco) leitos de não isolamento e no berçário 1 (um) lavatório a cada 4 (quatro) berços (intensivos ou não).

    III - Cada quarto ou enfermaria de internação deve ser provido de banheiro exclusivo, além de um lavatório/pia para uso da equipe de assistência em uma área anterior a entrada do quarto/enfermaria ou mesmo no interior desses, fora do banheiro. Um lavatório/pia externo ao quarto ou enfermaria pode servir a no máximo 4 (quatro)

    quartos ou 2 (duas) enfermarias.