O RUP é compostos por 4 fases e 9 disciplinas.
No gráfico você percebe dois eixos. O eixo horizontal, a primeira dimensão ou a dimensão dinâmica representa o passar do tempo ao longo do projeto. Mostra os aspectos do ciclo de vida do processo a medida que o projeto se desenvolve.
Possui as 4 fases (Iniciação, Elaboração, Construção e Transição). Cada fase possui várias iteraçõese dá ênfase em determinadas disciplinas, cada disciplina possui mais importância em determinada fase e menor importância em outra fase. A iteração de uma fase passa por todas as disciplinas.
Ao final de cada fase existe um marco ou milestone. É um ponto do projeto e um determinado conjunto de artefatos que foi alcançado e estabilizado. Cada fase possui o seu marco. Determina o fim da fase.
O eixo vertical, segunda dimensão ou eixo estático, é onde são representadas as disciplinas (agrupamento das atividades de engenharia de software, por área de interesse ou natureza das atividades). É estático porque as atividades a serem executadas são sempre as mesmas, não variam de acordo com o tempo. Um determinada disciplina possui as mesmas atividades em todas as fases. Assim, o eixo estático não considera a passagem do tempo. O que varia é a ênfase em uma disciplina ou em outra de acordo com o tempo.
As disciplinas possuem atividades, papéis, artefatos e produtos de trabalho. São 9 disciplinas no total: 6 de engenharia (Modelagem de Negócios, Requisitos, Análise e Design, Implementação, Teste e Implantação) e 3 de suporte (Gerenciamento de Configuração e Mudança, Gerenciamento de Projeto e Ambiente)
No gráfico, quanto maior a área que uma disciplina ocupa em determinada fase, maior a ênfase naquela disciplina durante a fase. Todas as disciplinas são consideradas em todas as fases, mas algumas possuem maior atividade e outras possuem menor ou nenhuma atividade em determinado momento.
Observando o gráfico de Baleia (NO LINK ABAIXO), podemos observar que a disciplina implantação tem esforço muito alto nas fases de construção e transição.
Fonte: http://brunomarota.blogspot.com.br/2012/05/rup-para-concursos-parte-1.html