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ID
2246938
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2016
Provas
Disciplina
Arquitetura de Software
Assuntos

Um Capitão-Tenente está desenvolvendo um sistema para acompanhar o tráfego marítimo. Um dos requisitos do sistema diz que, quando um navio atracar em um determinado porto, a interface gráfica de acompanhamento do sistema, baseada em mapas, deve ser atualizada posicionando a representação gráfica do navio na correta latitude/longitude. Além disso, as telas de acompanhamento em tempo real de embarcações do Comando de Operações da Marinha e do Comandante do Tráfego Aquaviário do pais do porto alcançado também devem ser atualizadas. Qual o padrão de projeto mais adequado para a implementação desse requisito?

Alternativas
Comentários
  • Observer

    O padrão de projeto Observer é responsável por observar e notificar a mudança de estado entre objetos distintos através de uma dependência um-para-muitos. Este padrão possui duas formas de implementação: uma delas é fazendo uso das classes nativas do JDK, enquanto a outra parte do princípio que o programador desenvolva suas próprias classes.

    Mediator

    O padrão Mediator promove um baixo acoplamento evitando que os objetos façam referência uns aos outros de forma explícita, permitindo a você variar o uso da interação de forma independente.

    State

    Permite a um objeto alterar seu comportamento quando seu estado interno muda. O objeto parecerá ter mudado de classe.

    Strategy

    Definir uma família de algoritmos, encapsular cada uma delas e torná-las intercambiáveis. Strategy permite que o algoritmo varie independentemente dos clientes que o utilizam.

    Facade

    Fornecer uma interface unificada para um conjunto de interfaces em um subsistema. Facade define uma interface de nível mais alto que torna o subsistema mais fácil de ser usado.

    Fonte: https://brizeno.wordpress.com/category/padroes-de-projeto/

  • O Observer é um padrão de projeto de software que define uma dependência um-para-muitos entre objetos de modo que quando um objeto muda o estado, todos seus dependentes são notificados e atualizados automaticamente. Permite que objetos interessados sejam avisados da mudança de estado ou outros eventos ocorrendo num outro objeto.