SóProvas


ID
2248066
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

No Microsoft Excel 2013 em português, deseja-se somar apenas os valores maiores do que 500, contidos no intervalo de células de B2 a B25 de uma planilha. Para isso, deve-se utilizar a fórmula:

Alternativas
Comentários
  • Letra C. Questão para pegar apressadinho.

    A função SOMASE é para somar condicionalmente. Sua sintaxe poderá ser...
    =SOMASE(células;condição) - usamos quando devemos testar um conjunto de células, e somar itens deste mesmo conjunto de células
    =SOMASE(células;condição;células) - usamos quando queremos testar em uma coluna, mas somar efetivamente em outra coluna
    Obs.: a condição deve estar entre aspas.

  • Gabarito: Letra C

    Bons estudos!

  • Use a função SOMASE para somar os valores em um intervalo que atendem aos critérios que você especificar. Por exemplo, suponha que em uma coluna que contém números, você deseja somar apenas os valores maiores que 5. É possível usar a seguinte fórmula: =SOMASE(B2:B25;">5")

    Sintaxe

    SOMASE(intervalo; critérios; [intervalo_soma])

    A sintaxe da função SOMASE tem os seguintes argumentos:

    intervalo   Obrigatório. O intervalo de células que se deseja calcular por critérios. As células em cada intervalo devem ser números ou nomes, matrizes ou referências que contêm números. Espaços em branco e valores de texto são ignorados. O intervalo selecionado deve conter datas no formato padrão do Excel.

    critérios   Obrigatório. Os critérios na forma de um número, expressão, referência de célula, texto ou função que define quais células serão adicionadas. Por exemplo, os critérios podem ser expressos como 32, ">32", B5, "32", "maçãs" ou HOJE().

    Importante : Qualquer critério de texto ou qualquer critério que inclua símbolos lógicos ou matemáticos deve estar entre aspas duplas ("). Se os critérios forem numéricos, as aspas duplas não serão necessárias.

    intervalo_soma   Opcional. As células reais a serem adicionadas, se você quiser adicionar células diferentes das especificadas no argumento intervalo. Se o argumento intervalo_soma for omitido, o Excel adicionará as células especificadas no argumento intervalo (as mesmas células às quais os critérios são aplicados).

    Você pode usar os caracteres curinga – o ponto de interrogação (?) e o asterisco (*) – como o argumento critérios. O ponto de interrogação corresponde a qualquer caractere único; o asterisco corresponde a qualquer sequência de caracteres. Para localizar um ponto de interrogação ou asterisco real, digite um til (~) antes do caractere.

    fonte: https://support.office.com/pt-br/article/Fun%C3%A7%C3%A3o-SOMASE-169b8c99-c05c-4483-a712-1697a653039b

  • Adicionando aos comentários dos colegas:

     

    Os critérios devem sempre estar escritos entre aspas. 

     

    Isso ajuda a resolver muita questão. 

     

                                                                                      Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

  • A condição deve estar entre aspas

  • Letra c.

    A função em questão é a SOMASE. Mais uma vez encontramos o detalhe da sintaxe do critério, pois os itens a e c são muito parecidos, diferenciando-se apenas pelas aspas. Como vimos, quando o critério é uma expressão lógica, deve vir entre aspas. A função vai contar todas as células do intervalo B2 até B25 que sejam maiores que 500.

    Questão comentada pelo Prof. Maurício Franceschini