SóProvas


ID
2248075
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-AC
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Na questão que avalia os conhecimentos de noções de informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considere que todos os programas mencionados estão em configuração padrão, em português, que o mouse está configurado para pessoas destras, que expressões como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o botão esquerdo do mouse e que teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Considere também que não há restrições de proteção, de funcionamento e de uso em relação aos programas, arquivos, diretórios, recursos e equipamentos mencionados. 

Uma empresa recebe Internet banda larga por meio de cabos de uma operadora de TV a cabo ligados a um modem que também é roteador wireless. Apesar de o acesso à Internet ser bom no ambiente onde está o modem, funcionários que trabalham em outro andar da empresa não conseguem acessar a Internet porque o sinal wireless não chega com intensidade suficiente. Uma solução possível para resolver o problema da intensidade do sinal wireless é utilizar em um local adequado um:

Alternativas
Comentários
  • Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.

    http://www.mundomax.com.br/blog/informatica/qual-a-diferenca-entre-um-roteador-wireless-e-um-access-point/

  • Um exemplo comum de utilização de access point: uma determinada rede sem fio tem um alcance de 50m e é necessário levar o sinal sem fio a 80 metros do roteadorwireless. Utilizando um access point com a funcionalidade WDS (wireless distribution system) é possível estender a rede sem fio além do alcance original da mesma.

     

    https://www.palpitedigital.com/o-que-e-access-point/

  • Antes de mais nada, saiba que um Access Point e um Roteador Wireless, na maioria das vezes, são bem parecidos, fisicamente.

     

    Um Access Point, ou simplesmente AP, pode ter várias funções. A primeira delas é a função de repetir um sinal. Sabe quando você está com seu notebook bem longe da antena que propaga o sinal sem fio e esse sinal está bem fraquinho? Pronto, se você pôr um AP na metade do caminho para atuar como repetidor, ele vai pegar o sinal que estará chegando com 50% de intensidade, eliminará os ruídos e retransmitirá o sinal com 100% de intensidade. Em suma, ele serve para aumentar o alcance da sua rede sem fio.

    A segunda função do AP é transformar o sinal que vem de um cabo, num sinal sem fio. Daí você me pergunta “Não é melhor comprar um roteador sem fio?”, daí eu volto à explicação sobre roteadores… Um roteador é usado para conectar redes diferentes entre si. Então se você quer pôr rede sem fio na sua empresa – que teoricamente está na mesma rede – você deve comprar um Access Point e não um roteador.

    A terceira e última função de um roteador é transformar sinal sem fio em sinal com fio. Pode parecer meio estranho essa aplicação, mas imagine uma situação onde precisamos conectar duas filiais que distam 2km entre si e o custo para puxar cabos de fibra óptica é muito elevado. Nesta situação poderíamos conectar as empresas através de um link sem fio e posteriormente transformar esse sinal que trafega pelo ar em sinal trafegável por cabos.

    Nem todo AP possui todas as funções. Ele pode ter somente uma dessas ou todas elas.

    Para resumir a história: Se você quer aumentar o alcance do seu sinal seu fio, transformar o sinal cabeado em sinal wireless ou transformar sinal wireless em cabeado, use um AP.

     

    http://www.mundomax.com.br/blog/informatica/qual-a-diferenca-entre-um-roteador-wireless-e-um-access-point/

     

    LETRA B

  • Access Point ou AP ou em Português Ponto de Acesso é um dispositivo em uma rede sem fio que realiza a interconexão entre todos os dispositivos móveis. Em geral se conecta a uma rede cabeada servindo de ponto de acesso para uma outra rede, como por exemplo a Internet.

  • O Acces Point foi o que eu aprendi erroneamente a chamar de roteador dentro de casa. 

     

    Roteador:

     

    - trabalha em nível de rede;

    - pode definir várias redes;

    - cria rotas, busca a melhor rota.

     

    Acces Point:

     

    - Distribui o sinal de rádiofrequência para o ambiente;

     - Também tem a  função de repetir um sinal;

    - Apenas pega o tráfego que chega e espalha;

    - Semelhante ao switch;

    -  WPA2 é o tipo de conexão mais segura. 

     

    Fonte: Minhas anotações.

     

                                                                                      Vá e vença, que por vencido não os conheça.

     

     

     

     

  • Um access point é o aparelho que distribui o sinal de radiofrequencia para o ambiente. Ele apenas pega o tráfego que chega até ele pelo cabo de rede e espalha isso via sinal de rádio...

    Já o roteador wireless te oferece além do sinal de radiofrequencia, a função de roteamento, e outras funções mais, como DHCP, firewall, etc... que serve, em primeiro plano, para vc compartilhar a conexão de internet...

    A diferença prática: se vc tem uma conexão ADSL com modem roteador, precisa apenas do access point para distribuir o sinal sem fio, pois o modem roteador já faz o compartilhamento de rede... se vc tem conexão via cabo, que permite apenas um micro plugado à ela, use o roteador wireless para, além de distribuir o sinal de radio, permitir que mais máquinas entrem em rede na mesma conexão... isso é o que a parte "roteador" desse roteador wireless faz... 

  • GAB: B 

     

    A principal função de um Access Point ou mais chamado como AP é transformar o sinal que recebe através de um cabo em um sinal sem fio, ou seja um rede em que aparelhos possam se conectar e se comunicar com os demais equipamentos que estejam interligados na mesma rede tanto cabeada ou sem fio, compartilhar arquivos, jogar e utilizar até mesmo a internet desde que sua rede esteja configurada para isso.

     

    Fonte: http://aprendiz-info.blogspot.com.br/2012/07/pra-que-serve-um-access-point.html

  • Um access point é um dispositivo de rede que permite levar o sinal de Internet a áreas em que a cobertura original proporcionada por um roteador é limitada. Mais avançados do que os repetidores Wi-Fi, os aparelhos usam conexão com cabo com dispositivos centrais de rede (como roteadores e switches).

     

    Os dispositivos levam sinal wireless para a outra ponta com mais velocidade, controle e recursos de segurança importantes para quem precisa de um ambiente controlado. Muito comuns em empresas, os access point tendem a ser mais caros que repetidores.

  • Repetidor seria válido também

  • B)

    Access point é um dispositivo de rede que permite levar o sinal de Internet a áreas em que a cobertura original proporcionada por um roteador é limitada. Mais avançados do que os repetidores Wi-Fi, os aparelhos usam conexão com cabo com dispositivos centrais de rede (como roteadores e switches). Os dispositivos levam sinal wireless para a outra ponta com mais velocidade, controle e recursos de segurança importantes para quem precisa de um ambiente controlado. Muito comuns em empresas, os access point tendem a ser mais caros que repetidores. 

  • Atenção para não confundir os conceitos:

    Acess Point x Repetidor

    Enquanto um Access point pode atender a partir de 100 usuários simultâneos, o repetidor suporta com dificuldade no máximo 20.

    https://www.zyxel.com/br/pt/news/Access-point-profissional-ou-repetidor-de-sinal-20200601-006468.shtml#:~:text=Enquanto%20um%20Access%20point%20pode,suporta%20muito%20menos%20que%20isto.

    Bons estudos!