SóProvas


ID
22498
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2003
Provas
Disciplina
Conhecimentos Bancários
Assuntos

Derivativos são instrumentos financeiros cujas estruturas e valores dependem e existem como referência a outros ativos, tais como valores mobiliários, dinheiro, mercadorias, ou seus preços. Acerca desse tema, julgue os itens que se seguem.

Em geral, fundos de investimento não podem utilizar parcela significativa de seus patrimônios em valores mobiliários; já os limites impostos com relação a derivativos são pouco restritivos.

Alternativas
Comentários
  • A maioria dos fundos de investimento têm restrições às aplicações em derivativos, geralmente limitando-se a proteger posições possuídas no mercado a vista.
  • Definição: Fundo de Investimento é uma comunhão de recursos, captados de pessoas físicas ou jurídicas, com o objetivo de obter ganhos financeiros a partir da aplicação em títulos e valores mobiliários. Fonte: http://www.portaldoinvestidor.gov.br/Investidor/Ondeinvestir/Tiposdeinvestimentos/tabid/86/Default.aspx?controleConteudo=viewRespConteudo&ItemID=150
  • Por favor, alguém poderia explicar de forma simples e de fácil compreensão o que são debêntures e derivativos?
  • DANIELLE,

    Assunto : Mercado de Capitais

    Debêntures : Nota promissoria
    É a parcela da dívida, você passa a ser um credor e não um acionista, a empresa passa a ficar te devendo.

    - Direito de Crédito
    - Geralmente logo prazo
    - Emissão depende de deliberação da assembleia Geral
    - Subscrição pública deve ter previa autorização da CVM.

     Assunto : BM&F

    Derivativos: Instrumentos financeiros que derivam de outros ativos.

    Ex.:Uma ação negociada em bolsa é um ativo, já o direito de vender ou comprar essa ação em uma data futura por um preço pré-definido é um DERIVATIVO.
  • Derivativos podem ser instrumentos extremamente perigosos. Um exemplo é o caso da quebra do banco Marka, de Alberto Cacciola (leia o livro "Eu Alberto Cacciola Confesso"). Ele estava vendido em dólares futuros, e o BACEN aplicou a chamada Banda Diagonal Endógena, isto é, ampliou a faixa de variação da cotação do dólar. Assim, quando do vencimento do contrato futuro, o preço do dólar estava acima do preço de exercício do derivativo, levando à quebra do banco em questão de horas. 

    Desta forma, existem restrições ao uso de derivativos, por serem instrumentos potencialmente muito arriscados. Já com relação à primeira proposição, essa também é falsa, pois pode-se realizar vultosos investimentos em valores mobiliários. Ex: FIA - Fundo de Investimento em Ações.

    Gabarito: E.