barra de tarefas é um software aplicativo usado na área de trabalho do gerenciador de janela para inicializar e monitorar aplicações. O conceito foi introduzido no sistema operacional Arthur da Acorn Computers, lançado em 1987 na linha de computadores Acorn Archimedes. A Microsoft incorporou uma barra de tarefa no Windows 95, e a aplicação vêm definindo a interface gráfica do Windows desde então. Outros ambientes desktop como o KDE e o GNOME também incluem uma barra de tarefas.
Barra de status (também conhecido por linha de status) é uma área visual tipicamente encontrada no parte inferior de janelas em intefaces gráficas.
A Barra pode ser dividida em seções, cada um com diferentes informações. Sua principal função é apresentar informações sobre o estado atual da aplicação. Entretanto, várias aplicações implementam funcionalidades adicionais para as barras de status. Por exemplo, alguns navegadores possuem seções da barra clicáveis para apresentar informações sobre a segurança e a privacidade da página web. Diferente de caixas de diálogo, que desviam a atenção do utilizador, a barra de status serve informar sem bloquear a visão ou desviar sua atenção do utilizador.
Barras de status também são disponibilizadas em algumas interfaces de texto, ocupando o espaço da última linha do console. Na configuração clássica de console 80x25, ainda restariam 24 linhas para a aplicação.
Barra de status do navegador Mozilla 1.7 durante o carregamento de uma página
A Barra de ferramentas (em inglês: toolbar) é um componente utilizado pelos softwares com interface gráfica com a finalidade de permitir uma ação rápida por parte do usuário, facilitanto o acesso a funções do programa.
Uma das suas características é possuir ícones para as operações mais corriqueiras e representar através de imagens operações que poderiam demandar uma grande quantidade de informações para chegar ao mesmo objetivo.
Na aba editar das páginas do Wikipédia existe uma Barra de Ferramentas, como a da figura abaixo, há diversos ícones onde com um click (clique) do mouse é possível efetuar uma operação, como por exemplo passar o texto selecionado para uma coisa.
Barra do editor da Wikipédia.
Barra de menu é uma região de um software aplicativo em que menus são apresentados para prover funcionalidades a janelas específicas ou à aplicação tais como abrir arquivos, interagir com o sistema ou requisitar ajuda. Tais menus são geralmente presentes em interfaces gráficas do utilizador que possuem janelas.
r para: navegação, pesquisa