Quando o verificador ortográfico flagra um erro como o citado acima (“treceiro” em vez de “terceiro”), ele faz a correção imediatamente. Se, no entanto, ele encontra uma palavra que não está no dicionário e não sabe como corrigir (como por exemplo “balacobaco”, uma gíria antiga), ele simplesmente a sublinha em vermelho para indicar que aquele termo pode estar grafado incorretamente e prossegue.
Já se o programa não está configurado para executar a autocorreção, o corretor ortográfico nada faz enquanto o texto está sendo digitado.
Agora vejamos como habilitar a correção automática. Nos Word 2010 e 2013: abra a aba “Arquivo” e clique em “Opções” (no 2007 clique no botão Office e em Opções do Word), escolha a entrada “Revisão de textos” e repare se a caixa “Verificar ortografia ao digitar” está marcada. Se não estiver, marque para habilitar a autocorreção. Mas isso apenas flagra os erros, não habilita a substituição do texto. Para isso, ainda no painel de “Revisão de textos”, clique no botão “Opções de autocorreção”, passe para a aba “Autocorreção” e marque a caixa “Substituir texto ao digitar”.
https://www.em.com.br/app/noticia/tecnologia/2013/05/23/interna_tecnologia,392511/correcao-automatica-no-word.shtml