SóProvas


ID
2253361
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No ambiente Linux, o comando $ ls:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.

    O comando LS é para listar todos os arquivos do diretório atual.

    Para mostrar a quantidade de espaço usada no disco, comando du (disk usage). Para mostrar o uso da memória, comando top. 

  • ls - Lista todos os arquivos

  • LETRA C

     

     

     Se você deseja começar a utilizar Linux, ou se já é usuário do sistema, é interessante saber estes comandos para que, em caso de necessidade, não passe por apuros.



    Os Sistemas Operacionais de hoje, incluindo o Linux, são todos (ou quase todos) baseados em interface gráfica, com o uso de janelas e do mouse. Isso faz com que a interação com o usuário seja fácil e rápida, pois é algo visual. O que faz com que mesmo no primeiro contato com um computador, a pessoa já consiga usá-lo sem grandes problemas.



    No Linux, raras vezes pode ser que você precise utilizar o sistema em modo texto. Não apenas por necessidade, existem tarefas que podem ser realizadas de modo mais rápido e eficiente quando em modo texto.



    Por exemplo, se você desejasse realizar alguma tarefa (copiar, mover ou excluir) com arquivos que possuíssem mesmo nome ou formato, no modo gráfico você seria obrigado a fazer uma busca dos arquivos, ou ainda, teria que encontrar um por um. No modo texto, é possível utilizar filtros para que a tarefa seja executada de forma mais ágil.

     

    Os comandos de linha de texto do Linux são digitados no terminal. No Ubuntu, ele pode ser acessado através do menu Aplicativos > Acessórios > Consola. Também é possível acessá-lo após pressionar ALT+F2 e digitar Terminal.

     

     

    O comando LS (List) - Ao simplesmente digitar “ls” (sem aspas e seguido de um <ENTER>) no prompt de comando, o usuário pode conferir uma lista com os arquivos contidos no diretório, sem maiores detalhes, sem que sejam exibidas informações tais como, por exemplo, tamanho dos arquivos, data de modificação, etc:

     

    https://www.tecmundo.com.br/atalho/1982-comandos-basicos-do-linux.htm

    http://codigofonte.uol.com.br/dicas/listagem-de-diretorios-no-linux-15-exemplos-de-utilizacao-do-comando-ls

  • Autor: Fernando Nishimura , Professor de Informática

    Letra C.

    O comando LS é para listar todos os arquivos do diretório atual.

    Para mostrar a quantidade de espaço usada no disco, comando du (disk usage). Para mostrar o uso da memória, comando top. 

  • $ = você é um mortal infeliz usuário comum no computador
    # = você é o deus root todo poderoso do PC

     

     a) Mostra a quantidade de espaço usada no disco rígido. 

    du: Exibe um resumo do uso do espaço em disco (disk usage)

    df: Exibe um resumo do espaço livre em disco

     

     b) Mostra o uso da memória. top

     c) Lista todos os arquivos do diretório. ls (gabarito)

     d)  Abre um arquivo. cat

     e) Abre o explorador de informações.  info

  • Letra C.

    O comando LS é para listar todos os arquivos do diretório atual.

    Para mostrar a quantidade de espaço usada no disco, comando du (disk usage). Para mostrar o uso da memória, comando top. 

  • COMANDO LS

    Trata-se de um comando que exibe o conteúdo de diretórios.

    ►ls-: Ao simplesmente digitar ls no shel e pressionar ENTER, o usuário pode conferir uma lista com arquivos contidos no diretório, sem maiores detalhes, sem que sejam exibidas informações tais como, por exemplo, tamanho dos arquivos, data de modificação e etc.

    ►ls-l: Lista os arquivos utilizando o formato longo dos nomes dos arquivos, mostrando informações sobre permissões, tamanho, tipo e etc. (l = long).

    ►ls-a: Lista todos os arquivos de um diretório, inclusive os ocultos. (a = all).

    ►ls-lt: Lista os arquivos por ordem de data de modificação. Arquivos que foram modificados por último, mais recentemente, são exibidos em primeiro lugar.

    ►ls-ltr: Similar ao -lt, porém em ordem inversa, os modificados mais recentemente vão ficando para o final da lista.

    ►ls-s: Exibe os arquivos em formato de bloco.

    ►ls-1: Permite fazer com que os arquivos do diretório sejam listados por linha, um em cada linha.

    ►ls-lh: Para obter listagem de arquivos que exiba seus respectivos tamanhos de uma forma mais compreensível ou Human Readable. Dessa forma pode-se conferir os tamanhos em KB,MB,GB e etc.

    Gabarito: C