Ivo Cassol foi condenado pelo STF em 2013 por fraude em licitações quando era prefeito de Rolim de Moura - RO, entre 1998 e 2001.
A pena de 4 anos e 8 meses de prisão, inicialmente determinada, foi reduzida para 4 anos e convertida em prestação de serviços à comunidade, além de multa de R$ 201 mil.
Apesar de o senador ter sido condenado em 2013, a pena não foi iniciada em razão de diversos recursos pendentes. Em junho/2018, a Procuradoria Geral da República pediu a execução imediata da pena, e Cármen Lúcia decidiu na quinta (02/08/2018).
O senador licenciado Ivo Cassol (PP-RO) pediu nesta sexta-feira (03/08/2018) ao Supremo Tribunal Federal (STF) que suspenda os efeitos da condenação para ele poder se candidatar à reeleição ao Senado.
A defesa pediu, também, que a questão seja analisada pelo ministro Dias Toffoli, revisor da ação penal que levou Cassol à condenação.
O pedido foi apresentado um dia após o Supremo determinar o cumprimento da pena e a suspensão dos direitos políticos de Cassol.
Senador atualmente licenciado do mandato, ele foi condenado por fraude em licitações e se diz inocente.
Fonte:https://glo.bo/2OZU7BB