SóProvas


ID
2255077
Banca
IDECAN
Órgão
CNEN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Engenharia Civil
Assuntos

Quando se trata de aplicar qualquer tipo de piso ao rés do chão ou no andar térreo, não se pode fazê‐lo diretamente sobre a terra. Deve‐se preparar uma camada em concreto dosado com pouco cimento por motivo de economia (concreto magro). A dosagem, geralmente empregada, é a de 1:3:6. Nessa dosagem, deve‐se ter a seguinte composição de materiais:

Alternativas
Comentários
  • somente por eliminação...
    1º) 1:3:6 >>> a brita tem que ser +ou- o dobro da areia (visto que as densidades seriam as mesmas) >>> daí ja eliminamos a D,B.

    2°) usar matacão p/ fazer um concreto magro??? matacão tem variação entre 20cm a 1metro....haja cimento e agregados muidos >>> dái ja eliminaríamos a E

    Restando só a A e C, brita 0 seria muito fininha, oque seria substituida pelo material muido (areia) e a proporção entre brita e areia (1:3:6) ta muito  desigual, oque nos resta então só a C.
     

  • A questão se encontra no texto do capítulo 15 do livro abaixo:

    Prática das Pequenas Construções - Vol. 1/ 9ª Edição Revista e Ampliada  

  • A granulometria varia entre 4,8 milímetros e 9,5 milímetros.

  • Brita 0 ou pedrisco: A granulometria varia entre 4,8 milímetros e 9,5 milímetros.

    Brita 1: A granulometria varia entre 9,5 milímetros e 19 milímetros.

    Brita 2: A granulometria varia entre 19 milímetros e 25 milímetros.

    Brita 3: A granulometria varia entre 25 milímetros e 50 milímetros.

    Brita 4 ou rachão: A granulometria varia entre 50 milímetros e 76 milímetros.

    Brita 5: A granulometria varia entre 76 milímetros e 100 milímetros.

    Bica Corrida: É uma mistura de vários tamanhos de pedras, com variação de 0 até 50 mm.

    Areia de Brita: É o pó de pedra sem grande quantidade de finos. Esses finos são retirados pela lavagem do pó.

    Aplicação das Britas

    Brita 0 ou Pedrisco: Bastante requisitado para a fabricação de vigotas, vigas, tubos, blocos, lajes pró-molduradas, bloquetes, chapisco, paralelepípedos e acabamentos em geral.

    Brita 1: Esse é o produto mais utilizado nas obras. Ele é bastante usado na fabricação de concreto que será usado na concretagem de colunas, lajes e vigas, assim como em diversas outras aplicações de construções de grande porte.

    Brita 2:É o tipo de pedra usada para a produção de concreto que exija uma maior resistência, como em fôrmas pesadas, construção de fundações e pisos que precisam suportar bastante carga, como tráfego intenso de veículos.

    Brita 3: Comumente usada em lastro de áreas ferroviárias, drenos e aterramentos.

    Brita 4 ou rachão: Muito utilizada na construção de fossas sépticas e sumidouros, pistas com tráfego pesado, gabião e nivelamento de ferrovia.

    Brita 5: Assim como a brita 4, a brita 5, conhecida como pedra de mão, por ser uma pedra muito grande tem o seu uso específico em gabiões, sumidouros, tubulões, estação de tratamento de esgoto e fossa séptica.

    Bica Corrida: Utilizado como material de base e sub-base para a construção de pisos de concreto e pavimentação de estradas. Por ter uma boa resistência, é ideal para camadas intermediárias para os mais diversos tipos de pavimentação.

    Pó de pedra: Muito utilizado em usinas de asfalto para colchões de pavimentos rígidos e flexíveis. Também são usados na produção de blocos, manilhas e pré-fabricados.

    Areia de Brita: Bastante usado na produção de blocos para a construção civil e na fabricação do concreto, que leva em torno de 30 a 40% na sua composição, substituindo a areia comum.