Os ácidos graxos de cadeia curta como o acetato, propionato e butirato são obtidos endogenamente através do metabolismo de gorduras e ácidos graxos e exogenamente através da fermentação bacteriana de carboidratos (FIBRAS), tendo como principal função DO BUTIRATO o fornecimento de energia para os colonócitos, função do PROPIONATO o fornecimento de energia para os enterócitos e função do ACETATO o fornecimento de energia para todas as células sem distinção.
Os ácidos graxos saturados de cadeia longa são os principais causadores do colesterol plasmáticos, destacando-se os ácidos MIRÍSTICO, PALMÍTICO E ESTEÁRICO sendo suas principais fontes LEITES E DERIVADOS, GORDURA ANIMAL E ÓLEO DE PALMA E GORDURA DO CACAU respectivamente.
Os ácidos LINOLÉICO E ARAQUIDÔNICO são ácidos graxos insaturados sendo o linoléico o ômega 6 e o araquidônico pertencente a família do ômega 6. São ácidos graxos essenciais, pró inflamatórios presentes nos óleos de milho, soja e girassol.
A ingestão de colesterol é necessária por este ser de extrema importância para a produção de hormônios esteróides.
Os ácidos graxos, após sua absorção no intestino, são transportados na circulação sanguínea ou para serem metabolizados pelo fígado e tecidos periféricos. NÃO armazenados no tecido muscular.