SóProvas


ID
2256547
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Engenharia Elétrica
Assuntos

O conforto visual está ligado diretamente ao nível de iluminamento do ambiente, quer seja natural ou artificial. Leva-se em consideração que a iluminação permite que os ambientes estejam aptos ao desenvolvimento das atividades para os quais foram projetados. Os níveis mínimos de iluminação promovidos nos diferentes ambientes das edificações por iluminação artificial devem atender ao disposto em uma tabela. Assim, podemos afirmar que das opções abaixo somente uma é falsa. Esta é:

Alternativas
Comentários
  • A norma que regulamenta a Iluminação de Ambientes de Trabalho é a NBR ISO/CIE 8995-1 versão 2013.

    Nas páginas 21 e 22 estão os ambientes em Locais de Assistência Médica e conforme esta norma, as salas de exames em geral, como a sala de inalação e a sala de coleta, o nível de luminosidade mínima é de 500 lux.

    Portanto a alternativa falsa é a letra (C).

  • Corredores (dia) = 200 lux e corredores (noite) = 50 lux

    Realmente tem na NBR ISO/CIE 8995-1 versão 2013 (na tabela da página 21, ponto 29), mas alguém poderia explicar o motivo de a noite exigir uma iluminância menor e durante o dia exigir uma iluminância maior, achei contraditório

  • Iure - Durante o dia é interessante uma luz mais forte que se sobressaia a natural, caso tenha. Durante a noite, uma luz mais fraca proporciona uma boa iluminação e conforto visual. Há uma série de coisas por trás disso daí, questões biológicas que envolvem a dilatação da pupila permitindo maior entrada de luz quando a média dos ambientes são escuros (período noturno). Além de que luzes intensas a noite prejudicam o ciclo do hormônio melatonina, assim possivelmente prejudicando o sono.