SóProvas


ID
2257408
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Fisioterapia
Assuntos

Assinale a alternativa que completa correta e respectivamente as lacunas. O desvio em valgo dos joelhos resulta da combinação da rotação ______ dos fêmures, da ______ dos pés e ______ dos joelhos.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

     

    JOELHO VALGO (OU GENO VALGO): é a projeção dos joelhos pra dentro da linha média do corpo, causada, geralmente, pela hipertrofia da musculatura lateral da coxa e/ou hipotonia da musculatura medial da coxa.

    Alterações (BRODY,2001): Rotação lateral do fêmur e da tíbia, hiperextensão dos joelhos e supinação dos pés.

     

    JOELHO VALGO: Fortalecer: Grácil, sartório, semitendinoso e semimembranoso, glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.
    Alongar: glúteo máximo, trato ílio-tibial e bíceps femoral.


    COXA VALGA: Fortalecer: Pectíneo e adutores longo, curto e magno.
    Alongar: Piriforme (colocar o pé oposto em cima da coxa perto do joelho), obturador int., quadrado da coxa, gêmeos(sup e inf.) e glúteos médio e mínimo (fazer rotação interna do quadril)

     

    https://www.cdof.com.br/fisiote3.htm

  • Não encontrei essa afirmação no livro do Hall e Brody, conforme a colega encontrou. Porém, achei no livro do Magee a seguinte referência: Geno valgo está associado a pé plano, pronação, rotação externa da tíbia, adução do quadril e rotação interna do quadril. Já o geno varo está relacionado a rotação externa do quadril, rotação interna da tíbia e abdução do quadril. Ou seja, contrário ao gabarito da questão. Por esse motivo acredito que a questão seja passível de anulação. 

     

  • Não tem lógica  causar supinacão.

  • Também achei o gabarito estranho. Fui no site da banca e vi que a resposta se manteve mesmo após os recursos.

    Em seguida visitei o link postado pela colega e me convenci: a questão está certa, sim.

    A supinação não entra como causa, mas como mecanismo compensatório! De fato, quando há um valgismo, há uma tendência para pronação do tornozelo. A supinação surge para corrigir a área de descarga de peso! Vejam o link que a colega postou.

  • Não tem como ser rotação externa do femur

  • Cara ,essa questão não tem lógica nenhuma . O Geno valgo está associado a rotação medial de quadril , pronação do pé e hiperextensão . Rotação lateral de quadril e supinação de pé é GENO VARO. Só faz prejudicar quem estudou para uma prova dessas . Essas bancas são terriveis .

  • Esta cadeia em tensão levará a:

    Fechamento do ilíaco; Rotação interna do fêmur e adução; Joelho valgo; Valgo de calcâneo; Pronação do pé (pé virado internamente); Hálux valgo.

    A retração do membro inferior no fechamento leva a uma resultante de encurtamento da perna, diminuindo sua projeção no espaço.

  • Não concordo com o gabarito da questão.

    Fatores predisponentes para o geno valgo são: a pronação excessiva da articulação subtalar (VENTURINI et al, 2006); o alargamento da pelve, o ângulo de anteversão femoral acima de 15°, o qual provoca a rotação interna do fêmur, a frouxidão dos ligamentos colaterais mediais do joelho e a torção tibial externa. 

    (http://www.prac.ufpb.br/anais/IXEnex/iniciacao/documentos/anais/6.SAUDE/6CCSDFTMT09.pdf)

  • Desafio qualquer um a me mostrar um gênio valgo com rotação externa !
  • IBFC é uma banca com uma elaboração de prova terrível, no concurso da EBSERH deste ano (nacional) teve bastante questão com mudança de gabarito e anuladas. Fazem uma péssima prova.

  • Questão deve ser anulada

    Siga @fisiomauriciooliva - conteúdo para concursos em fisioterapia no instagram e t.me/fisioterapiaconcursos no telegram.

    Basicamente, o joelho em valgo é quando temos uma rotação interna do quadril e do joelho. Esta condição faz com que as cargas que incidem sobre estas articulações se tornem muito mais lesivas.

    As razões para que uma pessoa possua joelho em valgo podem ser muito variadas. Pode ser alguma má formação óssea ou mesmo, uma má postura e desequilíbrios musculares.

    Segundo Silva (2011) diferenças de mais de 30° de rotação interna entre joelho e quadril já pode ser classificados como valgo.