SóProvas


ID
2257771
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Odontologia
Assuntos

O tratamento cirúrgico dos tumores dos ossos maxilares é determinado pelo comportamento da lesão, sua agressividade e chance de recorrência. O tratamento vai desde uma enucleação (com ou sem curetagem), podendo chegar até a ressecção composta. Assinale a alternativa que cita um tipo de tumor dos ossos gnáticos que podem ser tratados por enucleação/curetagem; ressecção marginal ou parcial e ressecção composta, respectivamente.

Alternativas
Comentários
  • Em relação ao Fibroma Ossificante e ao Granuloma Central de Células Gigantes (tipo não-agressivo), normalmente o tratamento consiste na remoção cirúrgica por enucleação, nos casos de lesões mais extensas, pode ser necessária a reconstrução estética e funcional com placas e parafusos de titânio, sendo a radioterapia contra-indicado (SILVEIRA et al.,2016);

    Mixoma : devido a composição da cáspula gelatinosa, sua taxa de recorrência é alta, a curetagem é cntra-indicada.

  • Granuloma Central de Células Gigantes (Lesao central de células Gigantes, Tu central de células gigantes) geralmente sao tratadas com curetagem cuidadosa, possui taxa de recidiva de 11 a 50%, lesões que possuem taxas altas de recidiva as vezes requerem curetagem adicional ou cirurgias mais agressivas para sua cura.

    Os mixomas pequenos podem ser tratados com curetagem e acompanhamento cuidadoso, para lesões maiores ressecçoes mais extensas podem ser necessárias.

    O tratamento do Sarcoma de Ewing é feito com cirurgia e combinação de radioterapia e quimioterapia, alguns autores contra-indicam a radioterapia.