Diferenças entre as portas SMTP 25 e 587
A porta 25, por ser utilizada há mais tempo, possui uma vulnerabilidade maior a ataques e interceptação de mensagens, além de não exigir autenticação para envio das mensagens, ao contrário da 587 que oferece esta segurança a mais. A medida foi tomada através do CGI, a fim de minimizar a quantidade de SPAM’s que circulam por domínios brasileiros, a partir da constatação de que no inicio de 2010, o Brasil estava em segundo lugar no ranking mundial de envio de SPAM’s, devido a vulnerabilidades à malwares ou configurações feitas incorretamente. Segundo o CGI, a intenção é que a porta 25 seja bloqueada, minimizando os riscos de invasão.
Letra A
Memorizei que a porta do SMTP é 25, resolvi outra questão que fala da porta 465 quando o SMTP usa o SSL/TLS, aí aparece outra questão com outra porta. E pegue memória....kkkkk
Mas vamos ao que importa:
Como mais uma forma de combater a proliferação de correio não solicitado (vulgo “Spam”) e de forma a evitar a que os IPs dos nossos serviços fiquem listados listado em “Blacklists” (situação que é potencialmente causadora de falhas no envio de email), foram implementadas regras nos serviços de email que proíbem o envio directo de email a partir de “scripts” que existam nos alojamentos web e usem servidores externos nas portas 25 (“smtp”) e 465 (“smtp over SSL/TLS”).
Assim, e caso necessite usar servidores externos para o envio de email, deverá usar nestes a porta 587 (“submission”).
Alternativamente poderá sempre usar o servidor local (ou o servidor do Seu alojamento, tipicamente "mail.o-seu-dominio.dom" ) na porta 25 ou 465 desde que use envio SMTP autenticado.
Fonte:https://desk.ptisp.com/index.php?/Knowledgebase/Article/View/143/0/ports-25-465-e-587---regras-no-uso-do-servico-de-email