"Um analisador de pacotes (também conhecido como analisador de redes, analisador de protocolos ou analisador de sniffer) em rede de computadores, é o procedimento realizado por uma ferramenta conhecida como sniffer (também conhecido como packet sniffer, analisador de rede, analisador de protocolo, Ethernet sniffer em redes do padrão Ethernet, ou ainda wireless sniffer em redes wireless). Esta ferramenta, constituída de um software ou hardware, é capaz de interceptar e registrar o tráfego de dados em uma rede de computadores... gerenciamento de rede, monitoramento e diagnóstico de ambientes computacionais...".
Texto tal qual na wikipedia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Analisador_de_pacotes
Gabarito B
Um sniffer não necessariamente é malicioso. Na verdade, este tipo de software é usado com frequência para monitorar e analisar o tráfego de rede para detectar problemas e manter um fluxo eficiente. No entanto, um sniffer também pode ser usado com má fé. Eles capturam tudo o que passa por eles, inclusive senhas e nomes de usuários não criptografados. Dessa forma, os hackers com acesso a um sniffer terão acesso também a qualquer conta que passar por ele. Além disso, um sniffer pode ser instalado em qualquer computador conectado a uma rede local. Ele não precisa ser instalado no próprio aparelho que se deseja monitorar. Em outras palavras, ele pode permanecer oculto durante a conexão.
De onde surgem os sniffers?
Os hackers usam sniffers para roubar dados, espionar o tráfego da rede e coletar informações sobre usuários. Geralmente, o objetivo final é a obtenção de senhas e informações de contas bancárias e de sites de compras. Os hackers costumam colocar sniffers em locais que ofereçam redes Wi-Fi inseguras, como cafeterias, hotéis e aeroportos. Os sniffers também podem ser usados para se passar por outros aparelhos de uma rede. Esse tipo de ataque é chamado de spoofing e tem como objetivo roubar informações sigilosas.
"Retroceder Nunca Render-se Jamais !"
Força e Fé !
Fortuna Audaces Sequitur !