SóProvas


ID
2258374
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Pereira (2011) em seus estudos sobre o desenvolvimento da política social nos chama a atenção para o surgimento das legislações sociais. Dentre essas legislações, a autora nos indica o surgimento da Lei dos Trabalhadores em 1351 na Grã-Bretanha. Segundo Pereira (2011), assinale a alternativa que apresenta o que constituía o objetivo da Lei dos Trabalhadores:

Alternativas
Comentários
  • Gabrito  D

     

     

    A Lei dos Pobres vitoriana inglesa (“Poor Law Amendent Act”), de 1834, foi um arranjo institucional caracterizado principalmente pela coerção e controle, visando à manutenção da ordem pública, a punição à vagabundagem e a eficiência do mercado de trabalho, que estava a exigir a transformação do trabalho humano em mercadoria” (PETERSON, 1991; POLANY, 1980 In: PEREIRA, 1996, p. 65). Visava-se, portanto, mais a proteção do sistema econômico do que a do trabalhador. Era um contexto de negação dos direitos sociais - liberalismo, no qual estes ainda não tinham sido alcançados.

     

    Disponível em < http://revista.uepb.edu.br/index.php/qualitas/article/view/64/56>

  • Questão bem capciosa....rssss.

    "ASSISTÊNCIA SOCIAL E TRABALHO Período: Entre séc. XVI a séc. XIX; transição do sistema feudal para o sistema capitalista. A relação entre assistência social e trabalho surge quando em 1351, a Grã-Bretanha se depara com o extérminio de um terço da sua população pela Peste Negra que fez com que houvesse uma escassez de braços para trabalhar nas fazendas, aumentando os salários; Com isso leis foram criadas para evitar a mobilidade dos trabalhadores e assim manter a organização tradicional do trabalho; Sabemos que este sistema que explorava o trabalhador ao máximo gerou grandes problemas sociais e que a partir da Revolução Industrial houve o aumento do desemprego. Diante disso, foi necessária junto com as leis criar “auxílios” aos trabalhadores que serviam mais para conter a multidão empobrecida e doente do que para lhes assegurar direitos básicos de sobrevivência. A partir deste momento vai surgindo uma espécie de assistência bem primitiva e coercitiva que ainda não reconhece o trabalhador como um sujeito de direitos. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Behring, Elaine Rosseti. Boschetti, Ivanete. Política Social: fundamentos e história. 5ªed. Editora Cortez. Pereira, Potyara A. P. Política Social: temas&questões. 3ªed. Editora Cortez."

    Fonte: https://www.passeidireto.com/arquivo/24731121/slide-lei-dos-pobres

  • Surgimento da Lei dos Trabalhadores em 1351 na Grã-Bretanha.

    Objetivo: Controlar as relações de trabalho

  • Havia marcado a alternativa B "Delimitar o salário mínimo para os operários". Porém, ao refletir melhor, me dei conta de que o termo "operário" por si só já inviabiliza a alternativa, pois essa Lei é anterior à emergência do capitalismo, século XIV. O termo operário se associa ao trabalho fabril, pós - Rev. Industrial.

    Fica a Dica!