SóProvas


ID
2259400
Banca
IFB
Órgão
IFB
Ano
2016
Provas
Disciplina
Técnicas em Laboratório

Suponha que você trabalhe com uma bactéria produtora de ácido cítrico no laboratório. A fim de determinar a população de células viáveis onde ocorre produção máxima desse ácido, você executou o método direto de enumeração de micro-organismos pela técnica de diluição seriada e plaqueamento Spread Plate. Após incubação, você encontrou as seguintes contagens nas placas correspondentes à diluição 10-6 : 37, 28, 34. Sabendo-se que você plaqueou alíquotas de 1 mL e considerando a fórmula para o cálculo do número de Unidades Formadoras de Colônia por mL (UFC/mL), qual é o tamanho da população presente na amostra em questão?

Alternativas
Comentários
  • Exercícios com cálculos e fórmulas sempre são difíceis de explicar aqui no site, mas vamos tentar.

     

    1. Primeiramente, devemos definir a quantidade de UFC que foi encontrada. Se estivéssemos trabalhando com apenas uma placa, seria o valor de colônias viáveis contadas naquela placa. Como estamos trabalhando com três placas, faremos uma média simples da quantidade de UFC de cada placa, nesse caso (37 + 28 + 34)/3, encontrando um total de 33 UFC.

     

    2. Sabemos que a diluição foi de 10-6 (leia-se "dez elevado a menos seis"). A alíquota inoculada foi de 1mL, o que nos facilita pois assim poderemos manter o número estabelecido na diluição (10 elevado a -6). [Se a alíquota tivesse sido menor, por exemplo 0,1mL, teríamos que multiplicar 0,1 pela diluição 10-6, e teríamos 10-7 como fator de diluição.]

     

    3. Agora que temos o número de UFC por placa (33) e o fator de diluição FD(10-6), basta dividir um pelo outro pela fórmula UFC/FD. Teremos que a população presente na amostra é de 33 x 10 (elevado a 6), ou então 3,3 x 10 (elevado a 7).

     

     

    GABARITO LETRA C