a) Alcatrão - São minerais constituídos predominantemente por betumes, mas que se apresentam, na temperatura ordinária, como líquidos oleosos de grande viscosidade. Tem cheiro de creolina, mais penetrante que o do asfalto, e são originados da destilação da lenha, madeira, turfa, lignito, graxas, etc. A principal diferença em relação a os asfaltos e a sensibilidade à temperatura, tendo faixa de utilização menor, visto, aquecidos, são mais moles, e resfriados, mais duros. Também tem menor resistências às intempéries, mas tem maior poder aglomerante.
c) Piche - Depois de destilado o alcatrão bruto, resulta o piche, obtido também a partir de asfaltos impróprios para o refino. São misturas de apenas 11 a 17 % de betume, com muita argila, pedrisco, etc. Tem qualidades inferiores aos alcatroes. É sólido à temperatura ordinária, e, quando funde, o faz desuni formamente, deixando muitos nódulos ou grãos no seu seio. Os p ches podem ser refinados, perdendo quase todo o betume, resultando o breu, sólido à temperaturas ordinária, porém de maior dureza.
d) Feltro asfáltico - São materiais de larga aplicação em impermeabilizações, constituídos de feltros ricos em algodão ou papelão absorvente, embebidos com asfalto. Recebem o nome comercialmente de manta asfáltica, existindo vários fabricantes no Brasil . Há também o cartão prensado ou feltro mineralizad o, que é feltro asfáltico recoberto com pedriscos ou pó de pedra e prensado para dar maior resistênci a mecânica. Existem até telhas onduladas feitas com esse material .