SóProvas


ID
226129
Banca
FEPESE
Órgão
UDESC
Ano
2010
Provas
Disciplina
História
Assuntos

Durante a segunda década do século XX, ocorreu um sério conflito em território brasileiro, envolvendo caboclos, monges e tropas militares, estaduais e federais.

Assinale a alternativa que identifica corretamente o referido conflito.

Alternativas
Comentários
  • A guerra do Contestado durou de 1912 a 1916, portanto durante a segunda década do séc. XX.

    Não confundir com a Guerra de Canudos ,que também envolveu "caboclos, monges e tropas militares, estaduais e federais", porém ocorreu entre 1896 e 1897.

  • Introdução

    A Guerra do Contestado foi um conflito armado que ocorreu na região Sul do Brasil, entre outubro de 1912 e agosto de 1916. O conflito envolveu cerca de 20 mil camponeses que enfrentaram forças militares dos poderes federal e estadual. Ganhou o nome de Guerra do Contestado, pois os conflitos ocorrem numa área de disputa territorial entre os estados do Parará e Santa Catarina.

    Causas da Guerra

    A estrada de ferro entre São Paulo e Rio Grande do Sul estava sendo construída por uma empresa norte-americana, com apoio dos coronéis (grandes proprietários rurais com força política) da região e do governo. Para a construção da estrada de ferro, milhares de família de camponeses perderam suas terras. Este fato, gerou muito desemprego entre os camponeses da região, que ficaram sem terras para trabalhar.

    Outro motivo da revolta foi a compra de uma grande área da região por de um grupo de pessoas ligadas à empresa construtora da estrada de ferro. Esta propriedade foi adquirida para o estabelecimento de uma grande empresa madeireira, voltada para a exportação. Com isso, muitas famílias foram expulsas de suas terras.

    O clima ficou mais tenso quando a estrada de ferro ficou pronta. Muitos trabalhadores que atuaram em sua construção tinham sido trazidos de diversas partes do Brasil e ficaram desempregados com o fim da obra. Eles permaneceram na região sem qualquer apoio por parte da empresa norte-americana ou do governo.


    Fonte: http://www.suapesquisa.com/historiadobrasil/guerra_contestado.htm


    Bons estudos...
    Bons esse 
  • Diferente de Canudos, o termo monges é melhor usado no Contestado, pois lá cerca de três ditos monges (até hoje não se sabe se tiveram mesmo participação em alguma ordem monástica) estiveram entre os principais líderes do movimento no seu início.Pois em Canudos, a liderança espiritual e política era mais centrada em Antônio Conselheiro, que nunca se denomimou ou foi denominado monge, o termo usado naquela região era Beato. Lógico que as crenças de todos eles, os monges e os beatos eram equivalentes: sebastianismo, milenarismo, retorno da monarquia, etc., mas para fins de resposta da questão a distinção é importante. 
  • Guerra Guaranítica (1750 - 1756) é o nome que se dá aos violentos conflitos que envolvem os índios guaranis e as tropas espanholas e portuguesas no sul do Brasil após a assinatura do Tratado de Madri, em 1750. Os índios guaranis da região dos Sete Povos das Missões recusam-se a deixar suas terras no território do Rio Grande do Sul e a se transferir para o outro lado do rio Uruguai, conforme ficara acertado no acordo de limites entre Portugal e Espanha.
     
    Guerra de Canudos ou Campanha de Canudos foi o confronto entre o Exército Brasileiro e os integrantes de um movimento popular de fundo sócio-religioso liderado por Antônio Conselheiro, que durou de 1896 a 1897, na então comunidade de Canudos, no interior do estado da Bahia, no nordeste do Brasil.
     
    Guerra do Contestado foi um conflito armado entre a população cabocla e os representantes do poder estadual e federal brasileiro travado entre outubro de 1912 a agosto de 1916, numa região rica em erva-mate e madeira disputada pelos estados brasileiros do Paraná e de Santa Catarina.
     
    Guerra dos Farrapos ou Revolução Farroupilha são os nomes pelos quais ficou conhecida a revolução ou guerra regional, de caráter republicano, contra o governo imperial do Brasil, na então província de São Pedro do Rio Grande do Sul, e que resultou na declaração de independência da província como estado republicano, dando origem à República Rio-Grandense. Estendeu-se de 20 de setembro de 1835 a 1 de março de 1845.
     
    Revolução Federalista ocorreu no sul do Brasil logo após a Proclamação da República, e teve como causa a instabilidade política gerada pelos federalistas, que pretendiam "libertar o Rio Grande do Sul da tirania de Júlio Prates de Castilhos", então presidente do Estado, e também conquistar uma maior autonomia do Estado do Rio Grande do Sul, descentralizando o poder da então recém proclamada República.

    Fonte: Wikipedia
  • o que quer dizer a expressão: segunda metade do século XX?

  • Durante a segunda década do século XX, é importante prestar atenção no enunciado.