SóProvas


ID
2261542
Banca
OBJETIVA
Órgão
Prefeitura de Herveiras - RS
Ano
2016
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Atenção! Para responder à questão de Informática, a menos que seja explicitamente informado o contrário, considerar que os programas mencionados encontram-se na versão Português-BR e, em sua configuração padrão de instalação, possuem licença de uso, o mouse está configurado para destros, um clique ou duplo clique correspondem ao botão esquerdo do mouse e teclar corresponde à operação de pressionar uma tecla e, rapidamente, liberá-la, acionando-a apenas uma vez. Dessa forma, as teclas de atalho, os menus, os submenus, as barras, os ícones e os demais itens que compõem os programas abordados nesta prova encontram-se na configuração padrão, conforme exposto anteriormente. 

 Em conformidade com a Cartilha de Segurança para Internet, sobre a assinatura digital, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após, assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
(  ) Permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isso e que ela não foi alterada.
(  ) Baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura é feita com o uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada, somente a chave pública correspondente pode decodificá-lo.
(  ) Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimétricas, a codificação é feita sobre o hash e não sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash (que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda. 

Alternativas
Comentários
  • (A)


    (C) Permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isso e que ela não foi alterada.

    (C) Baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura é feita com o uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada, somente a chave pública correspondente pode decodificá-lo.

    (C) Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimétricas, a codificação é feita sobre o hash e não sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash (que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda. 

    Fonte: cartilha.cert.br/

  • Chave pública cifra

    Chave privada decifra

  • Achei a explicação no youtube:

    https://www.youtube.com/watch?v=fip_g2gTVK

    https://www.youtube.com/watch?v=kF3Sg3koKJs

  • GABARITO A

    Pessoal, me embananei toda aqui porque aprendi que a chave pública CODIFICA e a privada DESCODIFICA. Mas encontrei isso na internet que sanou minha dúvida:

    Basicamente na criptografia assimétrica temos que a chave pública pode ser conhecida por todos e é utilizada para cifrar o texto claro. Por sua vez, a chave privada deve permanecer secreta e é utilizada para decifrar o texto cifrado. Esse processo nos garante a confidencialidade da informação. PORÉM, também é possível utilizar a chave privada para cifrar o texto claro e a respectiva chave pública para decifrar a mensagem criptografada. Neste caso, busca-se garantir a autenticidade. É caso típico de assinaturas digitais.


     NA ASSINATURA DIGITAL :

    CHAVE PRIVADA : codifica 

    CHAVE PÚBLICA : descodifica 

    Bons estudos

  • Quem assina= Privado

    Quem vê a assinatura= Público

    Quem criptografa= Público

    Quem decodifica= Privado

  • Gabarito A

    Assinatura Digital utiliza o Algoritmo de Hash, que é um algoritmo unidirecional criptografado que transforma uma entrada de dados (de qualquer tamanho) em uma saída de dados (tamanho fixo de pelo menos 128 bits para evitar colisões).

    Função Hash: não importa a quantidade de dígitos de entrada, a saída terá apenas um dígito, pois diferentes entradas podem gerar a mesma saída (colisão).

  • Gab.: A

    (C) Permite comprovar a autenticidade e a integridade de uma informação, ou seja, que ela foi realmente gerada por quem diz ter feito isso e que ela não foi alterada.

    (C) Baseia-se no fato de que apenas o dono conhece a chave privada e que, se ela foi usada para codificar uma informação, apenas seu dono poderia ter feito isto. A verificação da assinatura é feita com o uso da chave pública, pois se o texto foi codificado com a chave privada, somente a chave pública correspondente pode decodificá-lo.

    (C) Para contornar a baixa eficiência característica da criptografia de chaves assimétricas, a codificação é feita sobre o hash e não sobre o conteúdo em si, pois é mais rápido codificar o hash (que possui tamanho fixo e reduzido) do que a informação toda.