Resposta Certa D.
CONDIÇÕES AMBIENTAIS QUE INTERFEREM NO BOM DESEMPENHO DO TRABALHO:
1- Esforço físico e postura desfavorável - Trabalhar muito em pé ou em cadeiras desconfortáveis.
2- Condições químicas - Fumaça, vapores, poeira.
3- Ritmo de trabalho - Ritmo acelerado, ocasionando pressões diversas.
4- Condições físicas - Barulho, calor, vibrações, iluminação, umidade.
Os riscos são fatores que interferem na qualidade do trabalho no ambiente laboral podem ser classificados em cinco tipos, de acordo com a Portaria n° 3.214, do Ministério do Trabalho do Brasil, de 1978.
1. Riscos de acidentes
Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.
2. Riscos ergonômicos
Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.
3. Riscos físicos
Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.
4. Riscos químicos
Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.
5. Riscos biológicos
Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.