SóProvas


ID
22627
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco do Brasil
Ano
2002
Provas
Disciplina
Conhecimentos Gerais
Assuntos

Texto I - questões 1 e 2

1 O ano de 2001 caracterizou-se por grandes desafios para a economia brasileira, que levaram a mudanças substanciais na formação de expectativas quanto ao 4 desempenho das principais variáveis econômicas. No início, configurou-se um cenário promissor, com perspectivas de crescimento real da economia brasileira oscilando entre 7 4% e 5%. A deterioração desse cenário ocorreu pela combinação de fatores internos e externos, que desviaram consideravelmente o crescimento real do produto interno 10 bruto (PIB) para 2,25%, até setembro de 2001, comparado com igual período do ano anterior. No cenário interno, o aumento da taxa SELIC no final de 2001 e o racionamento 13 energético contribuíram para a desaceleração da economia. No cenário internacional, o agravamento da crise argentina e o desaquecimento econômico dos Estados Unidos da 16 América (EUA), principalmente após os atentados terroristas de 11 de setembro, aumentaram as preocupações quanto ao contágio das tensões externas sobre a economia 19 nacional. Apesar dessas adversidades, o ano de 2001 terminou com reversão parcial do pessimismo instaurado na economia brasileira. As políticas fiscal e monetária 22 contribuíram para fortalecer os fundamentos econômicos, limitando os impactos inflacionários da depreciação cambial.

Relatório do Banco do Brasil S.A. In: Correio Braziliense (com adaptações).

Considerando as informações do texto I, julgue os itens seguintes, relativos ao cenário econômico.

A elevada taxa de juros atualmente praticada no Brasil é um dos fatores que contribuem para um índice menor de crescimento da economia.

Alternativas
Comentários
  • Foi com isto,que o fantasma assombrava a economia brasileira no final do mandato de FHC,ironicamente aquele que controlou-a e criou o plano real!!!
  • A explicação vem da economia. Com um taxa de juros alto, cai o consumo (vc vai preferir poupar para comprar mais no futuro com o dinheiro poupado + o rendimento) e cai o investimento (tx de juros alta encarece o investimento). Sem consumo e sem investimento, não há crescimento da economia.
  • Excelente comentário Rodrigo C.

    Questão Certa!

    Abraços =]