SóProvas


ID
2262796
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre os fatores que influenciam a resposta imune relacionados ao vacinado, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. No primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Para algumas vacinas, devido a sua composição, e necessária a administração de um número maior de doses, de acordo com a idade, como ocorre com a vacina conjugada pneumocócica 10 valente, a meningocócica C e a vacina hepatite B.
II. As gestantes devem receber apenas vacinas vivas, para que ocorra a passagem dos antígenos vivos atenuados para o feto.
III. De maneira geral, não há contraindicação de aplicação de vacinas virais atenuadas para as mães que estejam amamentando, pois não foram observados eventos adversos associados à passagem desses vírus para o recém-nascido.
IV. Geralmente, a reação anafilática ocorre na primeira vez em que a pessoa entra em contato com um imunobiológico. Portanto, as próximas doses não estão contraindicadas.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • I correta 

    II incorreta.  Paras as gestantes estão CONTRAINDICADAS vacinas com virus vivo atenuado sendo elas: rubeola, caxumba, catapora e sarampo

    III correta 

    IV incorreta. Uma vez que a pessoa apresentou choque anafilatico as outras doses automaticamente são CONTRAINDICADAS...sendo o tratamento ouro o uso de adenalina 0,01 ml/kg; hidrocortisona 5mg/kg; prometazina 0,5- 1mg/kg; 

  •                                                                                              GAB. Letra C

     

    I. No primeiro ano de vida, o sistema imunológico ainda está em desenvolvimento. Para algumas vacinas, devido à sua composição, é necessária a administração de um número maior de doses, de acordo com a idade, como ocorre com a vacina conjugada pneumocócica 10 valente, a meningocócica C e a vacina hepatite B.

     

    II. As gestantes não devem receber vacinas vivas, pois existe a possibilidade de passagem dos antígenos vivos atenuados para o feto e de causar alguma alteração, como malformação, aborto ou trabalho de parto prematuro.

    Nas situações específicas de profilaxia, estará indicada a imunização passiva, que prevê o recebimento de soros ou imunoglobulinas específicas, como a imunoglobulina específica contra varicela ou hepatite B ou imunoglobulina hiperimune.

     

    III. De maneira geral, não há contraindicação de aplicação de vacinas virais atenuadas para as mães que estejam amamentando, pois não foram observados eventos adversos associados à passagem desses vírus para o recém-nascido.

    No entanto, a vacina febre amarela não está indicada para mulheres que estejam amamentando, razão pela qual a vacinação deve ser adiada até a criança completar seis meses de idade. Em caso de mulheres que estejam amamentando e tenham recebido a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com o mínimo de 15 dias).

     

    IV. Geralmente, a reação anafilática ocorre na primeira vez em que a pessoa entra em contato com o referido imunobiológico. Neste caso, as próximas doses estão contraindicadas.

     

     

     

     

     

    - Manual de Normas e Procedimentos para Vacinação, MS, 2014.

     

     

     

  • Para lactantes que receberam a vacina contra febra amarela, devem suspender a amamentação por 10 dias.

    http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/febre_amarela_guia_profissionais_saude.pdf

  • Vacina atenuadas podem ser administradas em mães que estejam amamentando. Porém, em caso que estejam amamentando e em situação de risco de febre amarela deve-se, vacinar e suspender a amamentação por um tempo de 10 dias. E só poderá ser feita após 6 meses de vida do bebê.