SóProvas


ID
2262802
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a vacina da Febre Amarela, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Crianças de 9 meses até 4 anos 11 meses e 29 dias de idade: Administrar 1dose aos 9 meses de idade e 1 dose de reforço aos 4 anos de idade, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

    Pessoas a partir de 5 anos de idade, que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade: Administrar uma única dose de reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

    Pessoas a partir de 5 anos de idade, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: Administrar a primeira dose da vacina e 1dose de reforço, 10 anos após a administração dessa dose.

    Pessoas a partir dos 5 anos de idade que receberam 2 doses da vacina: Considerar vacinado. Não administrar nenhuma dose.

    Pessoas com 60 anos e mais, que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação: O médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação, levando em conta o risco da doença e o risco de eventos adversos nessa faixa etária e/ou decorrentes de comorbidades.

    Gestantes, independentemente do estado vacinal: A vacinação está contraindicada. N a impossibilidade de adiar a vacinação, como e m situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação.

    Mulheres amamentando crianças com até 6 meses de idade, independentemente do estado vacinal: A vacinação não está indicada, devendo ser adiada até a criança completar 6 meses de idade. N a impossibilidade de adiar a vacinação, como em situações de emergência epidemiológica, vigência de surtos, epidemias ou viagem para área de risco de contrair a doença, o médico deverá avaliar o benefício/risco da vacinação. Em caso de mulheres que estejam amamentando e receberam a vacina, o aleitamento materno deve ser suspenso preferencialmente por 28 dias após a vacinação (com um mínimo de 15 dias).

    Viajantes Viagens internacionais: seguir as recomendações do Regulamento Sanitário Internacional (RSI). Viagens para áreas com recomendação de vacina, no Brasil: vacinar, de acordo com as normas do PNI, pelo menos 10 dias antes da viagem, no caso de primovacinação. O prazo de 10 dias não se aplica no caso de revacinação.

     

    FONTE: http://sbim.org.br/images/files/novas-recomendacoes-para-a-vacina-febre-amarela-150203a.pdf

  •                                                                                                            Gab. Letra B

    a) Pessoas a partir de 5 (cinco) anos de idade que receberam uma dose da vacina antes de completar 5 (cinco) anos de idade - administrar um reforço, com intervalo mínimo de 30 dias entre as doses.

     

    b) Administrar 1 (uma) dose aos 9 (nove) meses de idade. Administrar 1 (um) reforço aos 4 (quatro) anos de idade. O intervalo mínimo entre a dose do esquema e o reforço é de 30 dias.

     

    c) Indivíduos a partir de 5 anos de idade que nunca foram vacinadas ou sem comprovante de vacinação - administrar a primeira dose da vacina e 1 (um) reforço após 10 (dez) anos.

     

    d) Pessoas a partir de 5 (cinco) anos de idade:que receberam 2 (duas) doses da vacina - considerar vacinado.

     

    e) Pessoas a partir de 5 (cinco) anos de idade:que receberam 2 (duas) doses da vacina - considerar vacinado.

     

     

     

    - PORTARIA Nº 1.533, DE 18 DE AGOSTO DE 2016
    Redefine o Calendário Nacional de Vacinação, o Calendário Nacional de Vacinação dos Povos Indígenas e as Campanhas Nacionais de Vacinação, no âmbito do Programa Nacional de Imunizações (PNI), em todo o território nacional.

     

     

  • Questão Desatualizada. 

  • Ministério da Saúde mudou a recomendação nacional para o número de doses de vacina contra a febre amarela. a pasta passa a indicar uma aplicação única para as áreas com exigência de vacinação em todo o país.

    Até então, o governo federal pedia que os moradores das áreas com recomendação, e quem fosse viajar a estes locais, tomassem uma dose da vacina e, após 10 anos, recebessem um reforço. A Organização Mundial da Saúde (OMS) já pedia apenas uma única aplicação - o Brasil era o único país do mundo que ainda exigia a dose extra.

  • Questão desatualizada:

    9 meses antes de completar 5 anos: 1 dose

    A partir de 5 a 59 anos: Quem recebeu uma dose, está imunizado. 

                                           Nunca foi vacinado: Administrar uma dose.

    Fonte: http://www.saude.mg.gov.br/vacinafebreamarela 

  • Desatualizada

  • SBIM calendário - 2019/2020

    CRIANÇA - São duas doses: uma aos 9 meses, outra aos 4 anos.

    Nas demais faixas etárias, não há consenso sobre a duração da proteção conferida pela vacina. De acordo com o risco epidemiológico, uma segunda dose pode ser considerada pela possibilidade de falha vacinal