SóProvas


ID
2262817
Banca
IBFC
Órgão
EBSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Sobre a transmissão da doença Tuberculose, leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta.
I. A tuberculose é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis, produzidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose de vias aéreas (tuberculose pulmonar ou laríngea).
II. Somente pessoas com tuberculose ativa transmitem a doença.
III. Os casos baculíferos, ou seja, que têm baciloscopia de escarro (exame de microscopia que permite a visualização de bacilos diretamente no escarro) positivo são os principais responsáveis pela manutenção da cadeia de transmissão. Durante um ano, numa comunidade, uma pessoa com baciloscopia de escarro positiva infecta, em geral, de 10 a 15 pessoas.
IV. Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos se dispersam em aerossóis e, por isso, desempenham papel importante na transmissão da doença.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D.

    I- Correto

    II- Correto

    III- Correto

    IV- Bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos di cilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, não desempenham papel importante na transmissão da doença. 

    Fonte: Guia de Vigilância em Saúde. MS, 2016. 

  • a alternativa IV refere- se a gotículas.

     

  • Boa tarde, é verdade que quando os bacilos estão localizados na LARÍNGEA,  também é transmitida? 

    as literaturas não falam sobre isso apenas pela TUBERCULOSE PULMONAR, vc poderia me responder sobre isso? 

    obrigada valdirene Alves

  • A infecção ocorre a partir da inalação de GOTICULAS contendo bacilos expelidos pela tosse, fala ou espirro do doente com tuberculose ativa de vias respiratórias. 

    NADA DESSA HISTÓRIA DE AEROSSOIS

  • Também fiquei com dúvida sobre essa questão da Tuberculose laríngea.

  • É POR AEROSSÓIS SIM.

  • O principal reservatório é o homem. Outros possíveis reservatórios são gado bovino, primatas, aves e outros mamíferos.

    A tuberculose é uma doença de transmissão aérea: ocorre a partir da inalação de aerossóis oriundos das vias aéreas, expelidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose pulmonar ou laríngea.
    Somente pessoas com essas formas de tuberculose ATIVA transmitem a doença.
    Os bacilos que se depositam em roupas, lençóis, copos e outros objetos dificilmente se dispersam em aerossóis e, por isso, NÃO desempenham papel importante na transmissão da doença.

     

    O adoecimento e o tratamento prévio da ILTB (infecção latente da tuberculose) NÃO conferem imunidade contra novas infecções nem recidivas.

    A vacina disponível, a BCG (bacilo de Calmette-Guërin), também não previne o adoecimento, mas evita o desenvolvimento das formas mais graves da doença (tuberculose miliar e meníngea) em menores de 5 anos de idade.

     

    A forma pulmonar, além de ser mais frequente (87% dos casos novos de tuberculose em 2015), é também a mais relevante para a saúde pública, especialmente a positiva à baciloscopia, pois é a principal responsável pela manutenção da cadeia de transmissão da doença.
    Entretanto, não raramente (em 13% dos casos em 2015), a tuberculose manifesta-se sob diferentes apresentações clínicas, que podem estar relacionadas com idade, imunodepressão e órgão acometido. Dessa forma, além da tosse, outros sinais e sintomas podem ocorrer, e devem ser valorizados na investigação diagnóstica individualizada.

     

    A apresentação da TB na forma pulmonar (especialmente a bacilífera), além de ser mais frequente, é também a mais relevante para a saúde pública, pois é a responsável pela a manutenção da cadeia de transmissão da doença. A busca ativa de sintomático respiratório é  a principal estratégia para o controle da TB, uma vez que permite a detecção precose das formas pulmonares (TERRA; BERTOLOZZI, 2008)

     

    Fonte: Guia de Vigilância em Saúde, 2017

    https://www.nescon.medicina.ufmg.br/biblioteca/imagem/6123.pdf

     

    Letra D

  • Sim, a tuberculose pode ocorrer a partir da inalação de aerossóis, produzidos pela tosse, espirro ou fala de doentes com tuberculose de vias aéreas pulmonar ou laríngea.