SóProvas


ID
226396
Banca
FGV
Órgão
CAERN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Jornalismo
Assuntos

Quem é o jornalista e literato norte-rio-grandense eleito em 1999 na sucessão de Aurélio de Lyra Tavares que ocupa a cadeira nº 20 da Academia Brasileira de Letras?

Alternativas
Comentários
  • Reis de Souza: Nada encontrado.

    José Sanderson Deodato Fernandes de Negreiros, poeta, jornalista, quando foi eleito para a Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, era o mais jovem daquela instituição. Trabalhou na "Tribuna do Norte", "Diário de Natal", sendo também, redator e repórter de duas revista do Sul do País, "Manchete" e "Visão".

    Francisco de Assis Barbosa (Guaratinguetá, 21 de janeiro de 1914 — Rio de Janeiro, 8 de dezembro de 1991) foi um biógrafo, ensaísta, historiador e jornalista brasileiro, imortal da Academia Brasileira de Letras.

    Murilo Melo Filho (Natal, 13 de outubro de 1928) é um advogado, jornalista e escritor brasileiro.

    É filho de Murilo Melo e de Hermínia de Freitas Melo. Começou a carreira jornalística ainda criança, com doze anos, no Diário de Natal, escrevendo comentários esportivos. Depois foi para A Ordem, A República, Rádio Educadora de Natal e Rádio Poti. Aos dezoito anos foi para o Rio de Janeiro e começou a trabalhar no Correio da Noite. A seguir, passou por Tribuna da Imprensa, Jornal do Commercio, Estado de São Paulo, revista Manchete e TV-Rio.

    Em missões jornalísticas acompanhou os presidentes brasileiros Juscelino Kubitschek, Jânio Quadros, João Goulart, Ernesto Geisel e José Sarney, à viagens ao exterior. Cobriu a Guerra do Vietnã e foi o primeiro jornalista brasileiro a cobrir a Guerra do Camboja.

    Foi eleito para membro titular da Academia Norte-Riograndense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 19, na sucessão do Acadêmico Nilo Pereira; do PEN Clube do Brasil e da Academia Brasileira de Letras; e da Academia Carioca de Letras, na Cadeira nº 8, em substituição a Paschoal Villaboim Filho.

    É membro do conselho administrativo da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) e membro da União Brasileira de Escritores (UBE).

    Samuel Wainer (Bessarábia, 19 de dezembro de 1910 — São Paulo, 02 de Setembro de 1980) foi um jornalista nascido na Bessarábia que veio para o Brasil com 2 anos de idade. Foi fundador, editor-chefe e diretor do jornal Última Hora. Foi casado com a modelo e jornalista Danuza Leão.