SóProvas


ID
2264647
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEE-AL
Ano
2013
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Em setembro de 2013, o Senado Federal aprovou o projeto que prevê o parto humanizado pelo SUS. Esse modelo privilegia o parto natural e o atendimento humanizado à gestante e ao bebê. No parto natural, o rompimento da “bolsa d’água” é um dos indícios de que a hora do parto se aproxima.

Acerca do texto apresentado e do conteúdo a ele relacionado, julgue o item que se segue.

A “bolsa d’água” corresponde à placenta, um anexo embrionário encontrado na gestação da maioria dos mamíferos.

Alternativas
Comentários
  • A “bolsa d’água” corresponde ao líquido amniótico, à placenta é um anexo embrionário (órgão) encontrado na gestação da maioria dos mamíferos. 

  • O âmnio é uma bolsa em forma de saco que está repleta de líquido amniótico e tem uma função protetora, permitindo que o embrião se desenvolva num ambiente úmido, tal como acontece com os anfíbios e com os peixes que se desenvolvem na água, e por outro lado protegendo o embrião, amortecendo os choques térmicos

  • Os mamíferos podem ser classificados em três subclasses:

    Allotheria,

    Prototheria

    Theria

    Allotheria não apresenta no tempo atual nenhuma espécie viva, sendo, portanto, completamente extinta.

    Prototheria inclui os monotremados.

    Theria inclui a infraclasse Metatheria (marsupiais) e a Eutheria (placentários).

  • A vesícula amniótica funciona como uma bolsa cheia de líquido amniótico que envolve o embrião (conhecida popularmente como bolsa d’água). A principal função dessa vesícula é a proteção contra choques mecânicos, a hidratação do embrião, e a manutenção da temperatura fetal.

    FONTE: Gran Cursos

  • A placenta NÃO É um anexo embrionário. Portanto a questão possui dois erros!

  • Enquanto o bebê ainda está dentro do útero, ele é envolvido pela bolsa amniótica. Esta bolsa é formada por duas finas membranas, chamadas córion e âmnion. A olho nú as membranas parecem ser uma só pois estão bastantes aderidas e são muito finas. Nas  podemos ter uma ou duas bolsas.

    Além do bebê, a bolsa contém também uma boa quantidade de líquido. Inicialmente este líquido é um  (líquido semelhante ao plasma sanguíneo). Como nas primeiras semanas da gestação a pele do bebê não é queratinizada, esse líquido passa através da pele do bebê para a bolsa.

    Já na segunda metade da gravidez a pele do bebê se torna queratinizada e o líquido não consegue mais passar através da pele. Entretanto com o início do funcionamento dos rins, a urina do feto passa a ser o principal componente do líquido amniótico. Isso mesmo, a maior parte do líquido amniótico é a urina do bebê.

    O líquido amniótico contém diversos componentes vitais, como nutrientes, hormônios e  que protegem o bebê contra infecções. Porém, como o líquido é eminentemente urina fetal, 99% dele é simplesmente água.